Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Usuários do Educacenso podem consultar materiais orientadores sobre a coleta de dados do Censo Escolar

Todas as notícias Categorias

26/06/2018 Undime

Usuários do Educacenso podem consultar materiais orientadores sobre a coleta de dados do Censo Escolar

Todos os anos, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) prepara materiais orientadores sobre a coleta de dados da Matrícula Inicial, uma das etapas do Censo Escolar. Os documentos são fundamentais para sanar dúvidas dos usuários do sistema Educacenso e auxiliá-los no preenchimento correto dos dados. É fundamental que todos os responsáveis pelo Censo Escolar leiam atentamente cada um dos documentos e materiais disponibilizados no Portal do Inep, na página do Censo Escolar.

O documento “Orientações de Preenchimento do Censo Escolar 2017 – Programas e Políticas Federais”, por exemplo, tem como objetivo ajudar no correto preenchimento das informações relativas aos programas educacionais do Governo Federal. Assim, além de garantir indicadores consistentes, as informações declaradas influenciam diretamente no acesso a programas e políticas da Educação Básica e no repasse de recursos.

Na página do Censo Escolar, na seção Matrícula Inicial, é possível conferir esse e outros documentos orientadores como o Caderno de Instruções, a Navegação Guiada, uma cartilha de orientação sobre o papel do gestor municipal no acompanhamento e preenchimento do Censo Escolar, e a cartilha direcionada ao Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (CACS/Fundeb). Há ainda tutoriais no Perfil do Inep no Youtube, bem como Perguntas Frequentes sobre o Educacenso, Matrícula Inicial e Educação Especial. O prazo para informar os dados da Matrícula Inicial termina em 31 de julho.

Censo Escolar – Principal instrumento de coleta de informações da educação básica, o Censo Escolar é o mais importante levantamento estatístico educacional brasileiro nessa área. Coordenado pelo Inep, é realizado em regime de colaboração entre as secretarias estaduais e municipais de educação e com a participação de todas as escolas públicas e privadas do país. O Censo Escolar abrange as diferentes etapas e modalidades da educação básica e profissional: ensino regular; educação especial; educação de jovens e adultos (EJA); educação profissional.

Clique aqui para acessar os materiais orientadores sobre a Matrícula Inicial

Fonte: Inep

https://goo.gl/p6tEoq


Parceria institucional