Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Notícias Undime > Presidente da Undime fala sobre o programa Gestão para a Educação Municipal em Fórum Extraordinário de Rondônia

Todas as notícias Categorias

26/03/2018 Undime

Presidente da Undime fala sobre o programa Gestão para a Educação Municipal em Fórum Extraordinário de Rondônia

A Undime Rondônia realizou na última quinta (22) e sexta-feira (23) o Fórum Estadual Extraordinário. O evento aconteceu no município de Pimenta Bueno, distante pouco mais de 500 quilômetros da capital Porto Velho.

Ao todo 192 pessoas, entre dirigentes municipais de educação, técnicos das secretarias, presidentes dos Conselhos Municipais de Educação, prefeitos e convidados, participaram do fórum.

O presidente da Undime e Dirigente Municipal de Educação de Alto Santo (CE), Alessio Costa Lima, participou do evento na sexta-feira (23) e ministrou a palestra sobre o programa Gestão para a Educação Municipal (GEM) cujo objetivo é oferecer aos dirigentes e técnicos das secretarias municipais de educação de todo Brasil conteúdos fundamentais para se aperfeiçoarem como gestores educacionais.

O programa foi lançado pelo Ministério da Educação (MEC) durante a reunião nacional da Undime, realizada no último dia 16 de março, em Belo Horizonte (MG). Segundo Alessio, essa era uma demanda antiga da Undime, que agora se concretiza. Ele explicou que o GEM é composto de três etapas – aperfeiçoamento, especialização lato sensu em gestão da educação pública e mestrado profissional em gestão da educação municipal. No momento, o programa está recebendo inscrições para o Curso GEM de aperfeiçoamento.

Nesta etapa, o conteúdo está dividido em 4 eixos: liderança e gestão; introdução ao sistema municipal de ensino e principais marcos legais; estrutura da secretaria e práticas pedagógicas; administração e gestão dos recursos financeiros.

As inscrições devem ser realizadas pelos dirigentes municipais de educação, que também deverão inscrever um técnico de carreira da secretaria, pela internet no portal http://gem.mec.gov.br/site/. Todos os cursos são gratuitos. A expectativa do MEC é atender 11.140 dirigentes e técnicos municipais em todo o país.

Na oportunidade, o presidente da Undime fez ainda uma fala introdutória do percurso da participação da Undime no processo da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e apresentou o cronograma de 2018 pactuado com o MEC e o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) para a etapa de implementação do documento.

Além do GEM, o Fórum pautou: Conviva Educação, Política de Inovação e Tecnologia na Educação; Programa Saúde na Escola, Plano de Cargos e Remuneração, BNCC e o Programa Mais Alfabetização.

Fonte: Undime/ Fotos: Undime RO


Parceria institucional