25/09/2018 Undime

Todas as notícias Categorias

Livro digital aborda competências socioemocionais previstas na BNCC

Com apoio do Facebook, a Nova Escola acaba de lançar um livro digital para auxiiar professores e alunos a debaterem competências socioemocionais (CSE) em sala de aula. Abordando questões ligadas à rotina de escolas, a publicação traz reflexões sobre como lidar com questões que afetam estudantes e docentes, como bullying, brigas, ansiedade e falta de motivação, relacionando-as às CSEs previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). 

Com as informações de especialistas e com exemplos de escolas que já desenvolvem um trabalho com as competências, o livro aponta ainda atitudes e ideias que podem transformar o ambiente e o clima escolar. O lançamento do livro faz parte da iniciativa com o Facebook de falar sobre saúde mental na escola.

Sobre a Base

Referência para a construção dos currículos de todas as escolas do país, a BNCC foi elaborada estabelecendo como pilares 10 competências gerais que irão nortear o trabalho das escolas e dos professores em todos os anos e componentes curriculares – as antigas disciplinas – da Educação Básica. A Base avança no sentido de trazer, dentro desses conceitos, o campo das socioemocionais.

As competências socioemocionais e as competências gerais da BNCC estão relacionadas, mas não são a mesma coisa. As CSE compõem um modelo teórico vindo do campo da psicologia, e são utilizadas por entidades brasileiras e estrangeiras para estudar como aspectos da personalidade podem influenciar no processo de ensino e aprendizagem. Já as competências da BNCC determinam o norte para todo o processo de   aprendizagem: envolvem tanto aspectos atitudinais quanto procedimentais e de conteúdos que os estudantes brasileiros precisam desenvolver.

O que você vai ler nesse livro

  • Afinal, o que são as competências socioemocionais e por que elas começaram a ser trabalhadas nas escolas?
  • Como trabalhar as competências socioemocionais e quais ações dão certo?
  • Entendendo a segurança digital e como identificar e prevenir situações como o bullying nas redes sociais e na internet.
  • Na prática: como as competências socioemocionais já são trabalhadas nas escolas?


Clique aqui e baixe o e-book

Todas as notícias Todas as categorias