Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Notícias Undime > Sergipe, Acre e Alagoas realizam Oficina do Memorial de Gestão, do Conviva Educação

Todas as notícias Categorias

25/08/2016 Undime

Sergipe, Acre e Alagoas realizam Oficina do Memorial de Gestão, do Conviva Educação

Realizar a transição entre duas gestões de forma transparente e harmônica. Esse é o objetivo do Memorial de Gestão, nova área e ferramenta do Conviva Educação. Para apresentar e debater o conteúdo estão sendo realizadas oficinas em diversos estados do país. Os primeiros a sediarem as oficinas foram Sergipe, Acre e Alagoas.

A ideia é reunir os Dirigentes Municipais de Educação e as equipes técnicas das secretarias de educação para uma atividade com o intuito de mostrar, na prática, como elaborar o Memorial de Gestão, para garantir o registro das ações, programas e políticas desenvolvidas e implementadas nos últimos quatro anos.

Em Aracaju/ SE, a oficina foi ministrada, no dia 10 de agosto, pela equipe do Conviva e o especialista, Carlos Eduardo Sanches. Secretários Municipais de Educação e integrantes das secretarias puderam acompanhar e aprender todo o processo de inserção de informações na ferramenta para que as transições, que ocorrerão por conta das eleições municipais, não interfiram no desenvolvimento da educação e continuidade das políticas públicas educacionais.

O dirigente municipal de Educação de Umbaúba/ SE, Carlos André Araújo Menezes, participou e aprovou. Para ele, a formação ministrada pela equipe do Conviva foi extremamente necessária e chegou em boa hora. “Já estávamos nos organizando para a elaboração de um Memorial de Gestão, e o uso de uma plataforma virtual para nos auxiliar é inovador e muito útil. Antes fazíamos tudo no papel e se perdia. Eu costumo dizer que a ferramenta está nos livrando do ‘pratileirismo’. Desta forma a continuidade e memória dos trabalhos se torna muito mais eficiente”, comemora.

Na capital do Acre, Rio Branco, a oficina foi realizada em 17 de agosto (quarta-feira). A equipe do Conviva falou para dirigentes municipais de Educação e equipes técnicas de 17, dos 22 municípios acreanos. De acordo com a presidente da Undime/ AC, Marlete Lopes, a presença quase total dos municípios do estado, reforça a preocupação com o término de gestão. “Não queremos que os próximos gestores passem pelo que muitos de nós passamos ao assumir as secretarias. Durante a oficina, verificamos de forma muito didática que, com o uso do Conviva, podemos inserir na ferramenta o histórico da secretaria, em todas as áreas. Isso facilitará o trabalho dos que virão, pois encontrarão uma secretaria organizada. Assim não haverá cortes de gestão”, explica.

Pronta para mobilizar os colegas de secretaria para preenchimento dos dados no Conviva, a técnica Elisângela Martins, de Senador Guiomard/ AC, afirma que, para ela, a oficina foi muito útil. “A partir de agora iremos reunir toda a secretaria, para que possamos inserir as informações solicitadas, a fim de que sejam repassadas à nova equipe que assumirá a próxima gestão”.

Na última quinta-feira (18 de agosto), a equipe do Conviva também esteve em Maceió/ AL para mais um Dia do Memorial de Gestão. Durante a fala inicial foi abordada a importância do Memorial de Gestão para a educação municipal. Em seguida, os participantes partiram para a prática, ou seja, ao passo a passo sobre como preencher o memorial, passando por todas as áreas da gestão: Aspectos Gerais da Gestão, Administrativa, Pedagógica, Democrática, Transporte Escolar, Alimentação Escolar, Estrutura e Documentação, Orçamentária Financeira, Pessoas e Plano Municipal de Educação.

A professora Josineide Granja, dirigente municipal de Educação de Campo Alegre/ AL, participou acompanhada de duas técnicas da secretaria. Para ela, que está à frente da secretaria há quatro anos, o Memorial traz segurança e tranquilidade de deixar tudo organizado para a equipe que continua.

Ela conta que imediatamente após voltar ao município, reuniu a equipe e dividiu as tarefas com os responsáveis de cada área para adiantar o preenchimento e migração do Memorial. “Quando completarmos o preenchimento das informações, nos reuniremos novamente para fazermos a apresentação do documento, como um todo, para uma última revisão”.

Ao todo 13 estados receberão a oficina sobre Memorial de Gestão até o fim de setembro. Os próximos serão São Paulo, Espírito Santo, Minas Gerais, Rondônia, Paraná e Bahia.

Veja as fotos:

Acre

(Foto: Undime)

 

Alagoas

(Foto: Undime Alagoas)

 

Sergipe

(Foto: Undime Sergipe)

Fonte: Undime 


Parceria institucional