Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Notícias Undime > Seccionais da Undime debatem políticas públicas educacionais

Todas as notícias Categorias

25/04/2016 Undime

Seccionais da Undime debatem políticas públicas educacionais

(Foto: Undime CE)

Desde o mês de fevereiro, dirigentes municipais de educação de todo o país estão mobilizados para discutir políticas educacionais, bem como programas e projetos do governo federal, em fóruns extraordinários e seminários estaduais promovidos pelas seccionais da Undime.

No mês de fevereiro, foram realizados os fóruns das Undime de Mato Grosso do Sul e Tocantins. Em março, os dirigentes dos seguintes estados se reuniram: Amapá, Goiás, Mato Grosso, Pernambuco, Paraná e São Paulo.

Nos dias 31 de março e 1º de abril, foi realizado o 7º Fórum Estadual Extraordinário da Undime Ceará, em Fortaleza. O evento debateu os "Desafios e Perspectivas da Gestão Municipal no cumprimento do Plano Nacional de Educação (PNE)". O objetivo foi fortalecer a atuação dos dirigentes municipais cearenses frente à gestão dos sistemas de ensino e das políticas educacionais. Na ocasião, o presidente da Undime e Dirigente Municipal de Educação de Tabuleiro do Norte (CE), prof. Alessio Costa Lima, destacou a importância dos fóruns estaduais no trabalho dos dirigentes municipais de educação, uma vez que contribuem de forma significativa com o debate e a troca de experiências entre os gestores e técnicos das secretarias presentes nos encontros.

Nos dias 11 e 12 de abril, a Undime Rio de Janeiro realizou o 68º Fórum de Secretários Municipais de Educação. O presidente da Undime, prof. Alessio, participou da mesa de abertura, na manhã do dia 11, e do debate sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) com representantes da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, do Instituto Inspirare e do Movimento pela Base Nacional Comum. Ao apresentar as contribuições da Undime ao documento da BNCC, prof. Alessio ressaltou a expectativa de que a Base esteja associada à formação continuada dos professores e à prática pedagógica.

Prof. Alessio lembrou, também, que o Ministério da Educação (MEC) deve apresentar ainda neste mês de abril a segunda versão do documento preliminar da Base, para, então, realizar, no mês de maio, seminários estaduais, regionais e nacional. Isso porque, o PNE estabelece que, até junho de 2016, o Ministério da Educação, em articulação e colaboração com os estados, o Distrito Federal e os municípios, deve elaborar e encaminhar ao Conselho Nacional de Educação (CNE) uma proposta da Base Nacional Comum Curricular, precedida de consulta pública nacional. O presidente da Undime também destacou a importância da participação e do envolvimento de todos nesse processo de construção de um documento tão relevante para a educação. "É importante que cada um se aproprie do andamento das discussões da BNCC em seus estados e municípios".

(Foto: Undime RJ)

Nos dias 18 e 19 de abril, a Undime Maranhão realizou, em São Luís, seu V Fórum Extraordinário, com o tema a “Educação Municipal: discutindo políticas, traçando metas e buscando avanços”. Prof Alessio Costa Lima aproveitou sua fala na abertura para tratar dos desafios do setor educacional no âmbito nacional e municipal, em especial das dificuldades financeiras que enfrentam os municípios brasileiros e as repercussões no alcance das metas do PNE e dos PME.

Em abril, também, se reuniram as seccionais de Espírito Santo, Minas Gerais, Paraíba, Rondônia, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul, além do III Fórum da Undime Região Sul, realizado de 10 a 12 de abril. Para conhecer a carta dos dirigentes da Região Sul referente à Proposta de Emenda Constitucional 87/ 2015 (DRU), clique aqui.

Prof Alessio reitera a importância de os dirigentes e técnicos das secretarias municipais de educação participarem dos encontros promovidos pelas seccionais da Undime. "Gostaria muito de poder participar de todos os Fóruns Estaduais. Esse contato com os dirigentes é muito enriquecedor. Aproveito para parabenizar as seccionais pela realização e organização com que os eventos estão sendo preparados. Certamente, os dirigentes saem dos Fóruns fortalecidos para melhor enfrentar os desafios da gestão pública municipal", afirmou.

Confira abaixo o cronograma dos próximos Fóruns Estaduais:

25, 26 e 27 de abril: Fórum Undime Pará
3 e 4 de maio: Fórum Undime Piauí
12 e 13 de maio: Fórum Undime Alagoas
17 e 18 de maio: Fórum Undime Santa Catarina

Fonte: Undime


Parceria institucional