Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Fique Atento > Abertas as inscrições para novas turmas do Caminhos da Escrita

Todas as notícias Categorias

24/08/2016 Undime

Abertas as inscrições para novas turmas do Caminhos da Escrita

Caminhos da Escrita passa por reformulação e as novas turmas trazem novidades!

Dia 25/08, quinta-feira, serão abertas as inscrições para novas turmas do curso on-line Caminhos da Escrita.

Durante o primeiro semestre de 2016, a equipe de coordenação e os autores do Caminhos da Escrita dedicaram-se à revisão e reformulação minuciosa do curso que teve suas primeiras turmas em 2014. O resultado é uma série de melhorias feitas a partir da análise das avaliações de cursistas, mediadores e coordenadores ao longo de dois anos.

De acordo com Ana Luiza Garcia, uma das autoras, são pontos de destaque desse trabalho a “revisão e ampliação dos conteúdos para garantir um maior equilíbrio entre as reflexões teóricas e as voltadas para as práticas de sala de aula, de modo que ambas aconteçam ao longo dos módulos. Os novos conteúdos favorecem maior aprofundamento das discussões propostas e orientam mais e melhor para a realização do projeto final”. Além das mudanças no conteúdo, a autora também chama atenção para o investimento no ambiente virtual de aprendizagem: “com a remodelagem das atividades alcançamos um ambiente e uma navegação mais amigável, com recursos mais interativos e dinâmicos”.

Dentre as novidades dessa edição está a entrevista em vídeo com a Profa. Dra. Roxane Rojo, sobre multiletramentos, multimodalidade e diversidade cultural. No bate-papo com Cristiane Mori, também autora do curso, Roxane discute o papel do professor diante de uma realidade em que os alunos trazem para a sala de aula os desafios da cultura digital e a demanda por maior protagonismo no processo de ensino-aprendizagem. E ainda apresenta uma série de exemplos que ajudam na aproximação e aprofundamento dessas importantes reflexões.

Outro destaque é o infográfico interativo “O cordel como prática cultural”, em contato com o qual o aluno terá a oportunidade de refletir sobre a literatura de cordel desde a sua produção até a circulação, considerando todos os agentes envolvidos nesse processo.

O curso Caminhos da Escrita tem como principais objetivos proporcionar ao professor a compreensão das práticas de letramento como práticas culturais, presentes no nosso dia a dia, histórica e socialmente contextualizadas, vinculadas às diversas esferas da vida social; as possibilidades de transposição didática de tais práticas para o trabalho com leitura, escrita, oralidade e conhecimentos linguísticos em Língua Portuguesa na escola; e a elaboração de um projeto de práticas de letramento para ser realizado em sala de aula.

O público-alvo são professores de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental II e Ensino Médio de escolas públicas de todo o país.

As inscrições serão abertas em dois horários: 10h e 14h (horário de Brasília). Ao fazer a inscrição, os professores receberão um e-mail com instruções para a confirmação de matrícula. Fique atento, a confirmação é obrigatória para garantir a vaga!

As pessoas que não conseguirem vaga poderão se inscrever na lista de espera para ocupar as vagas de eventuais desistentes. Alunos em lista de espera poderão ser chamados até o final da primeira semana do curso.

O curso será oferecido de 29/08 a 07/12, com certificado de 80 horas. É necessário que o participante tenha uma dedicação semanal de cerca de 6 horas para conseguir cumprir com as atividades propostas de maneira satisfatória e assim garantir um bom processo de aprendizagem. Sugerimos que o cursista reserve de 30 minutos a 1 hora todos os dias, completando os estudos aos finais de semana quando necessário.

Atenção: para que o aluno possa se dedicar ao curso, e também para dar oportunidade a um maior número de educadores, não será permitido que uma mesma pessoa se inscreva em mais de um curso do Programa ao mesmo tempo. Só será considerada válida a primeira inscrição feita no semestre. Por isso, é muito importante conferir o calendário de oferta e as informações sobre os cursos antes de realizar sua inscrição.

Fonte: Escrevendo o Futuro

http://goo.gl/ffC0TL


Parceria institucional