24/01/2019 Undime

Todas as notícias Categorias

Undime participa da posse do novo presidente do Inep

O presidente da Undime, Alessio Costa Lima, esteve presente, na manhã desta quinta-feira (24), na cerimônia de posse do novo presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Marcus Vinícius Rodrigues. Na ocasião, Alessio parabenizou o novo presidente, desejando a continuidade da parceria entre o Instituto e a Undime.

Durante a sua fala de agradecimento, Marcus Vinícius afirmou que pretende trabalhar em prol da conformidade e da reconstrução educacional brasileira, tendo como “diretrizes o respeito à família e à pátria", buscando a "eficaz formação de cidadãos íntegros, éticos e trabalhadores”.  Citando Rui Barbosa e Patativa do Assaré, ele defendeu um novo padrão de escolas.

O novo presidente do Inep prometeu rever o atual modelo organizacional do Instituto, otimizando o conhecimento gerado na instituição e a racionalização de soluções, a partir da revisão de processos.  Além de mencionar 32 ações prioritárias, o novo presidente afirmou, ainda, que pretende trabalhar na “revisão criteriosa dos indicadores e modelos de avaliações e exames”, fomentando a capacitação de professores e o uso de tecnologias na educação.

A cerimônia também foi marcada pela fala do novo ministro da Educação, Ricardo Vélez Rodríguez. Retomando a história brasileira, o representante do MEC afirmou que é preciso elaborar novas políticas públicas educacionais que conduzam a uma “verdadeira educação para a cidadania” e enalteceu a importância da instituição, afirmando que o Inep representa a memória coletiva da educação do país e, portanto, a identidade brasileira.

Em referência ao educador Anísio Teixeira, o chefe da pasta afirmou que é preciso lembrar que o essencial da educação se realiza no município e que é, portanto, preciso “reconstituir a memória nacional a partir do município” para criar uma política de estado.

Além do presidente nomeado na última segunda-feira (21), foram apresentados os diretores e o chefe de gabinete do Instituto. Na lista estavam o chefe de gabinete da presidência do Inep, Francisco Mamede de Brito; o diretor de tecnologia e disseminação de informações educacionais, Camilo Mussi; o diretor de estatísticas educacionais, Carlos Eduardo Moreno Sampaio; a diretora de avaliação da educação superior, Mariângela Abrão; o diretor de Avaliação da educação básica, Paulo César Teixeira; o diretor de gestão e planejamento, Francisco Victor Buescu; e o diretor de estudos educacionais, Maurício Castanheira.

Fonte: Undime / Fotos: MEC e Undime

 

Todas as notícias Todas as categorias