Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Notícias Undime > Undime Piauí promove seminário sobre estratégias para elevação do Ideb

Todas as notícias Categorias

24/01/2018 Undime

Undime Piauí promove seminário sobre estratégias para elevação do Ideb

Debater as estratégias para elevação dos resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação (Ideb) em 2019. Esse é o objetivo do seminário realizado nesta terça (23) e quarta-feira (24) pela seccional da Undime no Piauí. O evento acontece na capital do estado, Teresina, e reúne 240 participantes entre dirigentes municipais de educação e convidados.

A presidente da Undime Pernambuco e Dirigente Municipal de Educação de Bonito (PE), Maria Elza da Silva, que também é suplente da presidência da Undime Região Nordeste, representou o presidente Alessio Costa Lima na abertura do seminário, realizada na manhã desta terça-feira. Na ocasião, a professora falou sobre a importância e o papel da Undime para o fortalecimento da gestão municipal.

Maria Elza compôs a mesa junto a representantes do Conselho Estadual de Educação, da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (Uncme) e da anfitriã, a presidente da Undime Piauí, professora Maria Sidinei Lins, Dirigente Municipal de Educação de Bom Jesus (PI).

Em sua fala, a presidente da Undime PE ressaltou o papel estratégico que a instituição tem no que diz respeito à definição de políticas públicas. Além disso, lembrou que a Undime luta por uma educação pública, laica, gratuita e de qualidade social para todas as crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos; e representa os interesses da educação municipal junto às autoridades como Ministério Público, Tribunais de Contas, e órgãos deliberativos.

O Piauí possui 224 municípios, porém apenas 110 estão adimplentes com a seccional. Diante do cenário, Maria Elza reforçou aos dirigentes a necessidade de disseminar aos demais a importância do fortalecimento da instituição. Para tanto, ela lembrou as atividades desempenhadas pela Undime como organização de fóruns visando à formação e qualificação de gestores e técnicos; a participação em fóruns, comitês, comissões e grupos de trabalho; a participação em reuniões junto ao Ministério da Educação, FNDE, Inep e em diversas audiências públicas; além de desenvolvimento de projetos e pesquisas. A professora aproveitou também para elogiar a escolha do tema do seminário cujo foco foi proporcionar momentos de formação dos dirigentes.

A programação do evento ainda prevê a discussão sobre assuntos como: indicadores de desempenho em educação, gestão de resultados, o perfil de liderança necessária ao gestor municipal, Base Nacional Comum Curricular, entre outros. Confira aqui a programação.

Fonte: Undime/ Fotos: Undime PI


Parceria institucional