Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Fique Atento > Agora é a vez dos municípios escolherem seus textos!

Todas as notícias Categorias

23/08/2016 Undime

Agora é a vez dos municípios escolherem seus textos!

A 5ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro encerrou a Etapa Escolar no dia 20 de agosto. Foram mais de 50 mil textos recebidos de escolas de todo o Brasil! Agora é hora de realizar a Etapa Municipal e selecionar os textos que irão representar as cidades na próxima etapa.

As Comissões Julgadoras Municipais (CJM’s) devem ser organizadas pelas secretarias municipais de educação. No caso de municípios que não tenham aderido ao Programa, mas que possuam alunos de escolas estaduais ou federais participando, a comissão deve ser realizada pelo órgão regional de ensino - uma comissão para cada cidade sob sua jurisdição.

Esta etapa é um dos momentos mais importantes da Olimpíada, pois os textos avaliados e escolhidos - venham de alunos da rede municipal, estadual ou federal - representarão uma cidade inteira. Por isso, a responsabilidade das comissões é grande, devendo ser as mais representativas possíveis, seguindo os critérios propostos pela Olimpíada e que precisam ser seguidos para a seleção de textos.

Todo avaliador deve fazer o curso “Avaliação de textos - Orientação para seleção de textos nos gêneros: Poema, Memórias literárias, Crônica e Artigo de opinião”, disponível aqui no Portal Escrevendo o Futuro. As secretarias municipais de educação receberam um CD-ROM com esse mesmo curso, juntamente com um fôlder contendo as orientações para a organização da CJM.

A comissão deve avaliar todos os textos disponíveis no ambiente virtual da Olimpíada. Caso tenha recebido o texto impresso, deve confirmar se está de acordo com o texto digitado no sistema. Os textos que não foram enviados para as secretarias devem ser impressos no Portal Escrevendo o Futuro.

Atenção: para avaliar, selecionar os textos e enviar a ATA da comissão, o ambiente virtual da Etapa Municipal deve ser acessado com os dados do(a) representante da Olimpíada no município, indicado pelo(a) secretário(a) de educação no momento da Adesão à 5ª edição da Olimpíada. Para consultar o representante indicado(a) acesse o "Mapa das Inscrições", clicando no seu Estado, em "Secretarias que fizeram Adesão".

Caso o município necessite trocar o representante ou outros dados cadastrais, deve entrar em contato com a Central de Atendimento ou enviar um e-mail para escrevendofuturo@cenpec.org.br

Clique aqui para saber mais sobre a etapa municipal.

Não deixe para a última hora, o prazo final para realização da Etapa Municipal é dia 09 de setembro e não será prorrogado!

Fonte: Escrevendo o Futuro

http://goo.gl/fhlvsl


Parceria institucional