Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Notícias Undime > Undime participa de solenidade em comemoração aos 10 anos do Paic, no Ceará

Todas as notícias Categorias

23/06/2017 Undime

Undime participa de solenidade em comemoração aos 10 anos do Paic, no Ceará

O presidente da Undime, Alessio Costa Lima, DME de Alto Santo (CE), participou nesta quinta-feira (22) da solenidade em comemoração aos dez anos do Programa de Aprendizagem na Idade Certa (Mais Paic) e da cerimônia de entrega do Prêmio Escola Nota Dez, em Fortaleza.

Estiveram presentes na tribuna de honra o presidente da Undime, o governador do estado do Ceará, Camilo Santana, a vice-governadora Izolda Cela, o presidente da Assembleia Legislativa, Zezinho Albuquerque, deputados federais e estaduais, o presidente da Associação dos Municípios do Estado do Ceará, Gadyel Gonçalves de Aguiar Paula, prefeitos e dirigentes municipais de educação dos 184 municípios cearenses, além de quase nove mil professores, diretores e estudantes das 262 escolas premiadas.

 

O Prêmio Escola Nota Dez faz parte do Mais Paic, que ao longo dos últimos dez anos reduziu de 32% para 0,7% o índice de crianças não alfabetizadas na idade certa no estado. O Prêmio busca valorizar a gestão educacional com foco na melhoria da aprendizagem dos alunos. Cada unidade escolar premiada recebeu o valor R$ 2.000,00 (dois mil reais) por aluno.


Para o presidente da Undime, o Paic é uma história de sucesso graças ao esforço, a união e a colaboração de diversos segmentos da sociedade como a Assembleia Legislativa, universidades, UNICEF, Seduc, Aprece e Undime, entre outros, que abraçaram a luta pelo direito à alfabetização das crianças cearenses. "Uma década depois o Estado registra atualmente mais de 80% de suas crianças no nível 'desejável' em alfabetização já no 2º ano do ensino fundamental, conforme constata os resultados do SPAECE 2016", explica.


"O Paic, do ponto de vista técnico e pedagógico, não focou em apenas uma única dimensão, enquanto proposta de intervenção para superação do desafio da alfabetização das crianças na idade certa. O programa foi estruturado a partir da integração de cinco grandes eixos: educação infantil, literatura infantil, formação dos professores, gestão do Sistema de Ensino e Avaliação Externa. Cada um deles composto por um conjunto de ações, materiais e instrumentos específicos, pensados e desenvolvidos de forma articulada", complementa Alessio.

 

 

 Fonte: Undime/ Fotos: Rosane Gurgel, Seduc Ceará


Parceria institucional