Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Anuário Brasileiro da Educação Básica apresenta dados sobre indicadores da educação e análises de diferentes contextos no âmbito do PNE

Todas as notícias Categorias

23/06/2016 Undime

Anuário Brasileiro da Educação Básica apresenta dados sobre indicadores da educação e análises de diferentes contextos no âmbito do PNE

A 5ª quinta edição do Anuário Brasileiro da Educação Básica, lançada este mês pelo movimento Todos Pela Educação e pela Editora Moderna, já está disponível na versão online. O conteúdo do Anuário está organizado de acordo com as 20 metas do Plano Nacional de Educação (PNE – Lei 13.005/2014), que devem ser alcançadas no prazo de dez anos.

Com o objetivo de dar ao leitor uma visão abrangente dos resultados e desafios educacionais do País, a publicação apresenta séries históricas, desde 2001, que revelam com mais clareza os avanços (ou não) dos indicadores, permitindo análises mais consistentes de diferentes contextos regionais e socioeconômicos, para todas as etapas e modalidades de ensino. Além disso, traz tabulações próprias e abordagens estatísticas inéditas feitas com dados do Censo Demográfico e da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), do Censo Escolar e do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).

Segundo o movimento Todos Pela Educação, esta edição conta ainda com artigos de especialistas da área. Ricardo Chaves de Rezende Martins faz um balanço sobre o PNE; Binho Marques escreve sobre a importância do Sistema Nacional de Educação; Eduardo Deschamps discorre sobre as necessárias mudanças no Ensino Médio; Beatriz Gouveia trata da Avaliação Nacional da Alfabetização como parte de uma ação articulada; Luís Carlos de Menezes analisa a Base Nacional Comum Curricular; André Lázaro aponta os desafios da Educação de Jovens e Adultos; Simon Schwartzman analisa a Educação Profissional Técnica no Brasil; Fernando Luiz Abrucio propõe uma agenda sobre formação de professores; e Clayton Arruda de Vasconcelos e Ismar Barbosa Cruz tratam do financiamento da Educação.

De acordo com os organizadores, “este Anuário reafirma o compromisso do Todos Pela Educação e da Editora Moderna com o PNE. Busca, mais uma vez, ser uma ferramenta de grande utilidade a todos que desejam compreender e acompanhar a evolução da Educação brasileira”.

O Anuário está disponível para download também nos portais do movimento Todos Pela Educação e da Editora Moderna.

Fonte: Todos pela Educação com alterações


Parceria institucional