Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Notícias Undime > Undime participa do Encontro Nacional do Mieib, em Minas Gerais

Todas as notícias Categorias

21/09/2017 Undime

Undime participa do Encontro Nacional do Mieib, em Minas Gerais

A Undime participa nesta quinta-feira, 21 de setembro, do XXXIII Encontro Nacional do Movimento Interfóruns de Educação Infantil do Brasil (Mieib), em Belo Horizonte (MG). Na ocasião, a instituição está representada pela secretária de articulação da Undime e também presidente da Undime MG, Andreia Pereira da Silva, Dirigente Municipal de Educação de Oliveira (MG).

O encontro tem como objetivo principal proporcionar um momento de reflexão e aprofundamento do debate sobre a política de educação infantil do Brasil na conjuntura atual e também comemorar os 18 anos de atuação do Mieib.

Na abertura, a presidente da Undime MG ressaltou a importância do Mieib para a educação infantil e do trabalho do movimento no que diz respeito à luta pelos direitos nessa etapa da educação básica. Ela lembrou ainda da conquista de 2007, quando a educação infantil foi inserida no Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

Além disso, a representante da Undime endossou a importância da qualificação dos profissionais da educação infantil no sentido de que que eles tenham um embasamento consciente dentro da formação das crianças que, segundo ela, não é só o cuidar, mas o cuidar e o educar.

Participaram da mesa de abertura o consultor legislativo da Câmara dos Deputados, Paulo de Sena Martins; a secretária de estado educação de Minas Gerais, Macaé Evaristo; a diretora da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, Juliane Corrêa; a representante da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (Uncme), Galdina Arrais; a representante do Comitê Diretivo do Mieib, Jaqueline Pasuch; a representante do Fórum Mineiro de Educação Infantil, Mônica Baptista; a coordenadora do Núcleo de Estudos sobre Infância e Educação Infantil (Nepei), Iza Luz; e a coordenadora do programa Educação Infantil do Instituto C&A, Janine Schultz.

Entre outros assuntos, o encontro vai abordar o financiamento da educação e a nova lei do Fundeb; a Base Nacional Comum Curricular e a educação infantil; e a judicialização da educação e seus impactos.

O evento foi transmitido ao vivo pela internet por meio do canal da Faculdade de Educação de MG no Youtube.

Para acessar o vídeo, da manhã desta quinta-feira (21), clique aqui.

Confira mais fotos:

Fonte: Undime/ Fotos: Undime MG e Undime TO


Parceria institucional