Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Jogo de cartas estimula estudantes a transformarem realidade de suas escolas

Todas as notícias Categorias

20/06/2018 Undime

Jogo de cartas estimula estudantes a transformarem realidade de suas escolas

Estudantes têm um novo aliado para mudar a realidade ao seu redor. Um novo jogo de cartas lançado pelo programa Criativos na Escola, do Instituto Alana, intitulado “Criativos na Escola – A missão” estimula que os alunos, de maneira autônoma, possam ultrapassar quatro fases para concretizarem seus projetos: sentir o problema que querem enfrentar, imaginar possíveis maneiras de solucioná-lo, realizar essas transformações e compartilhar o quê e como foi feito.

Formado por um conjunto de 48 cartas, “A missão” está disponível para download gratuito em suas versões colorida e preto e branco: basta apenas que as cartas sejam impressas e que os alunos apliquem os questionamentos e ações sugeridas em cada fase. Por exemplo: “quais objetivos pretendemos atingir com nossa ação?”; “De quantas maneiras diferentes e criativas a gente consegue resolver o problema escolhido?”; “A gente está criticando demais as ideias que cada um(a) compartilha?”. Somente após concluir o desafio de uma fase é possível entrar na seguinte, que dá aos jogadores um novo conjunto de cartas. (Clique aqui e faça o download do jogo)

Após concluir o jogo – e, consequentemente, desenvolver uma iniciativa transformadora, os estudantes podem inscrever seu projeto no prêmio nacional Desafio Criativos da Escola 2018. A premiação está com inscrições abertas até o dia 1º de outubro para ações realizadas por crianças e jovens que estejam transformando seus contextos. Os interessados também podem se inspirar nos projetos das edições anteriores do Desafio nas redes sociais do programa e no site.

Sobre o Instituto Alana

O Instituto Alana é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, que aposta em programas que buscam a garantia de condições para a vivência plena da infância. Criado em 1994, é mantido pelos rendimentos de um fundo patrimonial desde 2013. Tem como missão “honrar a criança”.


Parceria institucional