19/11/2018 Undime

Todas as notícias Categorias

Programa seleciona professores para divulgar o português

Nesta segunda-feira (19), a Capes lança a edição 2018 do Programa Leitorado. Parceria com o Ministério das Relações Exteriores (MRE), o Programa seleciona 17 professores para atuar em universidades estrangeiras com o objetivo de promover a língua portuguesa e a literatura brasileira. As inscrições estão abertas até o dia 31 de janeiro na página da CAPES. Confira o edital.

Segundo o MRE, o foco do programa é formar quadros qualificados no ensino de português e aprimorar a formação dos professores de português atuantes nas instituições estrangeiras. Atualmente, professores-leitores estão em atividade em países como Vietnã, Índia, França e Cabo Verde.

Estão previstas entre outras atividades: ministrar disciplinas, colaborar em projetos de divulgação da língua portuguesa e atuar em conjunto com a representação diplomática brasileira. A carga horária mínima do leitor é de 20 horas semanais.

Benefícios e requisitos

O Programa Leitorado concede bolsa em moeda local e passagens aéreas, custeados pelo MRE. As universidades anfitriãs concedem apoios extras, como ajudas de custo, alojamento ou material de trabalho.

Interessados precisam, entre outros requisitos, possuir nacionalidade brasileira e ao menos 18 anos, além de diploma de licenciatura em português – com experiência em ensino de português como língua estrangeira ou como língua de herança – e número de inscrição no ORCiD.

A depender da vaga, será exigido mestrado ou doutorado e certificado de proficiência em língua estrangeira. O processo seletivo tem cinco fases, e será conduzido pela CAPES e pelo MRE. A universidade estrangeira terá a decisão final.

Confira mais sobre os Leitorados.

Fonte: Capes / Foto: FreePik

https://bit.ly/2Q6sxWF

 

Todas as notícias Todas as categorias