Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Concurso de boas práticas de agricultura familiar para a alimentação escolar seleciona os 25 vencedores

Todas as notícias Categorias

18/08/2017 Undime

Concurso de boas práticas de agricultura familiar para a alimentação escolar seleciona os 25 vencedores


(Foto: FNDE)

Relatos de experiências exitosas farão parte de um caderno especial a ser lançado pelo FNDE em outubro

Promovido pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), o concurso Boas Práticas de Agricultura Familiar para a Alimentação Escolar já selecionou as 25 experiências vencedoras do certame. Esses relatos farão parte de um caderno especial que será lançado pelo FNDE em outubro deste ano. O objetivo é valorizar essas práticas exitosas e disseminá-las por todo o Brasil.

Também em outubro, será realizada a cerimônia de premiação das experiências selecionadas pelo concurso, durante o Congresso Internacional de Educação Alimentar, em Brasília. “A expansão da agricultura familiar no âmbito da alimentação escolar é um avanço que deve ser reconhecido e valorizado. Quando as secretarias estaduais e municipais de educação investem em produtos de pequenos produtores, o desenvolvimento econômico da região é estimulado”, afirmou o presidente do FNDE, Silvio Pinheiro.

O Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) determina que 30% do valor repassado pelo FNDE deve ser utilizado na compra direta de produtos da agricultura familiar. E esse era um dos pré-requisitos para a participação no concurso, entre outros aspectos importantes, como a adimplência com as prestações de contas dos recursos recebidos pelo Pnae, por exemplo.

Foram inscritas experiências de todo o Brasil, versando sobre os mais diversos temas alinhados com o aproveitamento da agricultura familiar na alimentação escolar, como: Alimentos Orgânicos, Cooperativismo e Associativismo, Abastecimento e Logística, Chamada Pública, Intersetorialidade, Participação Social, Cardápios e Educação Alimentar e Nutricional.

Uma das entidades executoras selecionadas pelo concurso foi o Município de Içara (SC). “Esse resultado destaca a importância que o município dá para a agricultura familiar, que fornece hoje a maior parte da merenda escolar dos nossos estudantes”, afirmou a secretária municipal de Educação, Gerusa Bolsoni.

Fonte: FNDE

https://goo.gl/wrQfba


Parceria institucional