Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Undime na mídia > EDUCAÇÃO: Discussões sobre Base Nacional Comum Curricular devem melhorar documento, diz Undime

Todas as notícias Categorias

17/06/2016 Undime

EDUCAÇÃO: Discussões sobre Base Nacional Comum Curricular devem melhorar documento, diz Undime

REPÓRTER: O Conselho Nacional de Secretários de Educação, Consed, e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, Undime, divulgaram, na última terça-feira (14), o cronograma de discussões estaduais sobre a segunda versão da Base Nacional Comum Curricular. Também conhecida como BNCC, a Base vai determinar quais são os conteúdos mínimos que devem ser estudados por todos os alunos da educação básica brasileira.A previsão é a de que o Consed e a Undime sistematizem as contribuições dos estados e desenvolvam um relatório único, que deve ser entregue até o fim de agosto ao Ministério da Educação.
Mas a elaboração da Base Nacional Comum Curricular também tem gerado polêmica entre educadores. O documento foi criticado principalmente por ignorar tópicos das disciplinas de História e Português. Temas relacionados à Revolução Industrial e Francesa, assim como o estudo de livros de literatura portuguesa, não estavam no primeiro texto. A segunda versão, apresentada no início de maio, revisou as disciplinas e inseriu os temas ao currículo escolar.

Por isso, o que se espera dos seminários estaduais é que a terceira versão da BNCC seja ainda melhor elaborada, como lembra o presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, Alessio Costa.

SONORA: Alessio Costa, presidente da Undime
“Nós estaremos entregando esse documento, consolidado com todas as contribuições das 27 unidades da federação, para a melhoria dessas versões, da segunda versão da Base Curricular. Nosso desejo é termos uma base curricular cada vez mais melhorada e que essa base reflita os anseios e desejos da população e da sociedade brasileira como um todo”.

REPÓRTER: Os debates começam no próximo dia 23, no Rio Grande do Sul, e terminam no dia 4 de agosto, em Tocantins. Nos dias 20 e 21 de junho, será feito um seminário de formação em Brasília, para propor aos coordenadores estaduais que utilizem uma metodologia comum aos seminários estaduais.

Fonte: Agência do Rádio

http://goo.gl/EDLkbU


Parceria institucional