Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Notícias Undime > Presidente da Undime toma posse no Conselho Consultivo do Inep

Todas as notícias Categorias

14/03/2017 Undime

Presidente da Undime toma posse no Conselho Consultivo do Inep

O presidente da Undime e Dirigente Municipal de Educação de Alto Santo (CE), Alessio Costa Lima, tomou posse na manhã desta terça-feira (14) como conselheiro consultivo do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A vice-presidente da Undime e Dirigente Municipal de Educação de Costa Rica (MS), Manuelina Martins, assumiu como suplente. A cerimônia de posse aconteceu na sede do Inep, em Brasília.

Na ocasião, também estavam presentes o ministro da Educação, Mendonça Filho; a secretária executiva do MEC, Maria Helena Guimarães de Castro; a presidente do Inep, Maria Inês Fini; o presidente do Conselho Nacional de Educação (CNE), Eduardo Deschamps; e o presidente do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e secretário de Educação do Ceará, Idilvan Alencar.

O presidente da Undime aproveitou a oportunidade para registrar o reconhecimento de que o Inep hoje é responsável pelas maiores avaliações na América Latina. "Me sinto muito honrado, como pesquisador e estudioso da área de avaliação, de compor o Conselho Consultivo do Inep representando a Undime. Esperamos continuar contribuindo cada vez mais para que o Inep seja esse órgão de excelência e reconhecimento nacional e internacional", enfatizou Alessio Costa Lima.

O Conselho Consultivo do Inep é composto por quatro membros natos - o presidente do Inep, que o presidirá; o presidente do CNE; o presidente do Consed e o presidente da Undime. Além desses, cinco membros representantes da sociedade civil, escolhidos dentre profissionais de notório saber, foram indicados pela presidente do Inep e designados pelo Ministro da Educação.

O Conselho Consultivo se reunirá, na sede do Inep, uma vez por semestre ou quando for convocado, extraordinariamente, pelo presidente ou mediante requerimento aprovado por mais da metade de seus membros. São funções do Conselho Consultivo manifestar-se sobre: o plano de ação e a proposta orçamentária anual; as prestações de contas e o relatório anual de atividades, antes do encaminhamento ao Ministro da Educação; e assuntos que forem submetidos pelo presidente ou por qualquer um de seus membros.

20 anos de autarquia

Também nesta terça-feira foram celebrados os 20 anos do Inep como autarquia federal ligada ao Ministério da Educação (MEC). A s comemorações fazem parte dos festejos de 80 anos de fundação do órgão.

Segundo a presidente do Inep, em comemoração à data, até junho de 2018 serão promovidos três seminários internacionais com apoio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) e da Organização dos Estados Iberoamericanos para Educação, a Ciência e a Cultura (OEI). O primeiro será o Seminário Internacional sobre a Avaliação da Educação Superior, em setembro. Em maio de 2018 está previsto o Seminário Internacional sobre Avaliação da Educação Básica e, para a última semana do mesmo mês, o Seminário Internacional sobre Coleta de dados e informações e construção de indicadores.

Veja mais fotos:

Fonte: Undime


Parceria institucional