14/02/2019 Undime

Todas as notícias Categorias

Undime se reúne com novo presidente do FNDE

O presidente da Undime e Dirigente Municipal de Educação de Alto Santo (CE), Alessio Costa Lima, se reuniu, na manhã da quarta-feira (13), com o presidente do FNDE, Carlos Alberto Decotelli, na sede da autarquia.

No encontro, realizado a pedido da Undime, o novo chefe da autarquia do MEC afirmou que sua gestão estará pautada na proposta de integração de programas e de tornar os sistemas mais didáticos e amigáveis. De acordo com Carlos Alberto, o FNDE está trabalhando para rever a maneira como as formações vem sendo realizadas.

Ainda em fase de estudo e análise sobre o modelo a ser adotado, a proposta é que o FNDE trabalhe para formar e capacitar os funcionários de carreira das secretarias de educação para que, mesmo com a troca dos gestores, as políticas públicas tenham continuidade independente de questões políticas.

Durante a reunião, o presidente do FNDE explicou que a nova gestão tem trabalhando por meio de acordos de cooperação técnica com o Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), a Escola Nacional de Ciências Estatísticas (Ence), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e o Ministério da Defesa com a intenção de entender e melhorar o trabalho desenvolvido pelo FNDE. “Cada um desses parceiros estratégicos está contribuindo com a sua expertise”, disse o presidente.

O intuito, segundo ele, é trabalhar a partir de uma nova concepção, para que a autarquia não fique restrita apenas ao repasse dos recursos para a educação e atue como gestora dos investimentos educacionais.

Como forma de se fortalecer institucionalmente, o FNDE deve criar uma rede de apoio para a implementação dos programas da autarquia com o objetivo de dar mais celeridade aos processos, desburocratizar ações e deixar um volume menor de recursos parados nas contas dos municípios. Nesse sentido, a Undime será uma parceira fundamental para mobilizar esses novos profissionais que atuarão diretamente com o FNDE. O presidente da instituição também vê na Undime uma forma estratégica de operacionalização desse novo projeto.

Alessio Costa Lima aproveitou o encontro para apresentar formalmente a Undime e explicar a estrutura da instituição, que representa os dirigentes de educação dos 5.568 municípios do país e defende a educação pública de qualidade e com equidade. Falou também sobre a dinâmica da instituição, que está organizada em 26 seccionais, além da sede, localizada em Brasília.

"Eu sei do trabalho que vocês [Undime] têm feito junto ao FNDE, eu sei que vocês são parceiros e nós queremos ampliar a parceria para que essa premissa de gestão seja fortalecida", disse o presidente do FNDE.

Carlos Alberto Decotelli trabalhou na equipe de transição do governo e assumiu a presidência do FNDE no último dia 5 de fevereiro, conforme nomeação publicada no Diário Oficial da União.

Formações da Undime

Alessio ainda falou sobre os eventos que serão realizados pela Undime este ano. Entre os meses de março e junho, as seccionais promoverão os fóruns estaduais com o objetivo de proporcionar momentos de formação, capacitação e troca de experiências entre dirigentes e técnicos das secretarias de educação. É também neste momento que, em cada estado, a seccional elegerá a nova diretoria para o biênio 2019-2021.

Após a realização desses fóruns, a Undime promoverá o Fórum Nacional que, este ano, tem caráter ordinário pois também elegerá a nova diretoria executiva nacional. Como já é tradição, o FNDE participa todos os anos dos fóruns estaduais e nacional da Undime, seja por meio de palestras ou atendimento institucional individualizado aos municípios. O presidente do FNDE confirmou interesse da autarquia em estar presente nesses momentos.

Alessio solicitou que, em um outro momento, o presidente do FNDE possa se reunir também com os presidentes das 26 seccionais da Undime.

Pelo FNDE também participaram da reunião o responsável pelo diálogo com os mistérios, Brigadeiro Machado, o diretor de Ações Educacionais, Arcione Ferreira Viagi, e o coordenador-geral de Apoio à Manutenção Escolar, Adalberto Domingos da Paz. Pela Undime participaram a secretária executiva, Vivian Ka, e o coordenador de projetos, Vilmar Klemann.

Fonte/ Foto: Undime

Todas as notícias Todas as categorias