Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Fique Atento > Undime na mídia > Inep promove Encontro Nacional do Censo Escolar 2016

Todas as notícias Categorias

13/12/2016 Undime

Inep promove Encontro Nacional do Censo Escolar 2016

De 13 a 16 de dezembro, o Encontro Nacional do Censo Escolar 2016 vai reunir os principais gestores da Educação Básica e atores envolvidos na coleta dos dados que subsidiam as estatísticas educacionais brasileiras. Durante a programação, diretores de escolas estaduais, coordenadores e técnicos do Censo nos estados e municípios-capitais, responsáveis pelo Censo nos municípios e nas regionais de ensino e representantes da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) estarão reunidos para discutir estratégias para o aprimoramento da coleta de dados e esclarecer dúvidas comuns quanto à pesquisa. O encontro será realizado no Ramada Hotel Recreio, no Rio de Janeiro (RJ).

Um dos destaques do primeiro dia de programação é o painel "Alfabetização, Formação de Professores e Ensino Médio: eixos prioritários para a educação brasileira e as medidas necessárias para impulsioná-los". A professora Maria Inês Fini, presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), será a mediadora do debate.

O Encontro Nacional do Censo Escolar 2016, realizado anualmente, tem painéis, palestras e grupos de discussão em torno dos temas pertinentes ao levantamento estatístico. Nesta edição, por exemplo, o público terá a oportunidade de conhecer melhor a importância do Censo Escolar para as Avaliações Educacionais do Inep. Haverá palestras abordando a Pesquisa Internacional sobre Ensino e Aprendizagem (Talis) e a Pesquisa de Controle de Qualidade do Censo Escolar. Na programação também estão a retrospectiva de 2016 e o planejamento para 2017 do Educacenso.

Serão ainda abordados os seguintes temas: Atualização Cadastral e a Qualidade dos Dados Declarados Erros Frequentes na Coleta do Censo Escolar; Avaliação do Indicador: Taxa de Risco; O Censo Escolar e as Mídias Digitais: meios de informação e comunicação com os usuários e atualizações previstas para o Censo Escolar 2017.

Fonte: Inep

https://goo.gl/t7BCme 


Parceria institucional