Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Notícias Undime > Regime de colaboração: presidente da Undime debate o assunto com gestores no Rio Grande do Norte

Todas as notícias Categorias

12/03/2018 Undime

Regime de colaboração: presidente da Undime debate o assunto com gestores no Rio Grande do Norte

(Foto: Undime RN)

O Regime de Colaboração e os Desafios para a Gestão Educacional. A partir desse tema, a Undime Rio Grande do Norte reuniu gestores, técnicos em educação e prefeitos de todo o estado na última quinta (8) e sexta-feira (9) no Seminário Estadual da seccional. O encontro aconteceu em Natal, no Centro Municipal de Referência em Educação (Cemure) e contou com a participação de 250 pessoas.

O presidente da Undime, Alessio Costa Lima, também dirigente municipal de Educação em Alto Santo (CE), participou do seminário na manhã da sexta-feira (9), na mesa de debates sobre o regime de colaboração intergovernamental. Na mesma mesa estavam também: o vice-presidente da Undime RN e dirigente de Monte Alegre (RN), Alexandre Soares Gomes, que mediou o debate; a secretária de Estado da Educação do RN, Cláudia Santa Rosa; a presidente da Undime Paraíba e dirigente de Campina Grande (PB), Iolanda Barbosa da Silva; e o diretor da Secretaria de Articulação com os Municípios (Sase/ MEC), Roberval Ângelo Furtado.

Na oportunidade, o presidente da Undime reforçou a importância da articulação entre estados e municípios, principalmente no que se refere ao atual momento em que esses entes trabalham para implementar a Base Nacional Comum Curricular nas redes de ensino. "A crise econômica não pode ser usada como argumento para aumentar a desigualdade e retirar os direitos inscritos na Constituição Federal. Precisamos entender a importância de trabalhar de forma articulada e somar esforços", disse ele.

Ainda durante sua fala, Alessio aproveitou o evento para anunciar que, no dia 16 de março, por ocasião da reunião da Undime, em Belo Horizonte (MG), o Ministério da Educação (MEC) lançará oficialmente o Programa de Gestão para Educação Municipal (GEM). A inciativa tem como objetivo o aperfeiçoamento técnico de dirigentes municipais de educação e servidores municipais e o apoio a fomentação da formação continuada desses dirigentes em programas sequenciais de especialização e mestrado profissional em Gestão da Educação Pública. O curso é uma demanda antiga da Undime, agora atendida pelo MEC.

Segundo explicou Alessio, o programa foi estruturado em formato híbrido para permitir amplo acesso a todo o público alvo, ou seja, serão primordialmente atividades a distância (EAD), intercaladas por encontros presenciais, sempre fazendo uso de metodologias de ensino inovadoras. A proposta é que as inscrições sejam abertas no mesmo dia do lançamento.

Mais informações serão divulgadas no portal da Undime após o lançamento oficial do Programa de Gestão para Educação Municipal (GEM).

Fonte: Undime/ Fotos: Undime RN


Parceria institucional