Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Notícias Undime > Undime participa de seminário sobre direitos sociais, educação e gestão pública na Paraíba

Todas as notícias Categorias

07/11/2017 Undime

Undime participa de seminário sobre direitos sociais, educação e gestão pública na Paraíba

A Undime foi convidada a participar do "Seminário Direitos Sociais, Educacao e Gestão Pública: uma homenagem a Anísio Teixeira", realizado pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em João Pessoa, nos dias 6 e 7 de novembro.

Na solenidade de abertura, a instituição foi representada pelo presidente, professor Alessio Costa Lima, Dirigente Municipal de Educação de Alto Santo (CE), que destacou e parabenizou o trabalho desenvolvido pela UFPB, na pessoa da professora Dra. Lorena Freitas, coordenadora do Programa de Apoio ao Dirigente Municipal de Educação (Pradime) no Rio Grande do Norte e na Paraíba.

"A Universidade aceitou o desafio de realizar este curso para os dirigentes municipais não só do seu Estado da Paraíba, mais também do Estado vizinho do Rio Grande do Norte, extrapolando inclusive as fronteiras de sua atuação, por ter a sensibilidade para reconhecer a importância deste programa para a formação dos gestores educacionais, proporcionando a estes uma oportunidade de acesso à formação em nível latu senso para mais de 225 profissionais, elevando assim seus conhecimentos na área da gestão educacional pública, aperfeiçoando suas práticas enquanto gestores de forma a melhor contribuir para o sucesso das políticas públicas educacionais em cada município", destacou professor Alessio.

Durante o evento, a Undime teve destaque e participação na coordenação de dois Grupos de Trabalhos: GT 1 - As metas do PNE e os desafios dos dirigentes, coordenado pela Prof. Amarides Dias, ex-presidente da Undime Paraíba e atual coordenadora do Pradime para este Estado; e o GT 6 - O protagonismo da Undime no campo das políticas públicas da Educação, coordenado pela Prof. Maria Edineide de Almeida Batista, ex-presidente da Undime Rio Grande do Norte, grande articuladora à época, responsável pela oferta deste curso pela UFPB aos dirigentes municipais de educação daquele Estado.

Em cada GT foram apresentados vários trabalhos acadêmicos pelos dirigentes municipais de educação dos dois Estados, sínteses de suas monografias do curso de especialização do Pradime.

No atual momento a UFPB vem batalhando pela a oferta de um mestrado profissional, na modalidade à distância, voltado para os dirigentes municipais de educação. Neste sentido, na noite desta segunda-feira (6), foi realizada mais uma reunião com o representante da Capes, prof. Dr. Luiz Alberto Rocha de Lira, coordenador de Programas e Cursos em EaD da Capes, em que estiveram presentes também o prof. Alessio, representando a Undime, e a profa. Lorena juntamente a outros professores da UFPB.

O prof. Alessio ressaltou que esta tem sido uma demanda recorrente dos dirigentes municipais de educação em todo o País, e a UFPB se apresenta hoje como terreno fértil para esta iniciativa pioneira por sua trajetória de sucesso no Pradime e pela vontade e disposição dos seus professores em desenvolver este projeto, que seria um diferencial na formação de muitos dirigentes municipais de educação.


Parceria institucional