Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Notícias Undime > Undime participa de seminário sobre o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica

Todas as notícias Categorias

06/05/2016 Undime

Undime participa de seminário sobre o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica

O presidente da Undime e Dirigente Municipal de Educação de Tabuleiro do Norte (CE), Alessio Costa Lima, participou na última quinta-feira (5) do Seminário Nacional "O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica e o Plano Nacional de Educação". O evento, promovido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), aconteceu na sede da autarquia, em Brasília (DF). Na ocasião, estavam presentes também membros da diretoria executiva da Undime e presidentes das seccionais.

O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, participou do seminário e, na oportunidade, assinou a Portaria nº 369, de 5 de maio de 2016, que cria o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Sinaeb). O documento foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira (6) e já está disponível (clique aqui para acessá-lo). O Sistema de Avaliação está previsto no artigo 11 do Plano Nacional de Educação (PNE), estabelecido pela Lei 13.005/ 2014.

Segundo o Ministério da Educação (MEC), a iniciativa substitui o modelo anterior, adotado no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), integra as avaliações já existentes e insere parâmetros que possibilitam medir a qualidade do ensino em suas múltiplas dimensões. A proposta do novo sistema é que os gestores de educação locais possam ir além da análise da aprendizagem dos alunos. Isso porque, de acordo com o MEC, ele amplia os indicadores educacionais e possibilita às escolas melhorar a gestão, diminuir as desigualdades no ensino e investir na formação docente.

O novo sistema foi criado a partir de cinco diretrizes: universalização do atendimento escolar, melhoria da qualidade do aprendizado, valorização dos profissionais da educação, gestão democrática e superação das desigualdades educacionais.

O presidente da Undime junto a representantes da Universidade de São Paulo (USP), da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped) e do Movimento Todas Pela Educação participou da mesa que debateu “O desafio da governança do Sinaeb”. Durante sua fala, Prof. Alessio alertou para o fato de que a educação pública brasileira carece de um sistema adequado, equilibrado e democrático de avaliação como mecanismo indutor do acesso e da melhoria da qualidade. “O Sinaeb deve ser capaz de dar respostas às demandas das escolas e, consequentemente, daquelas existentes dentro da sala de aula. As avaliações precisam ser compreendidas, absorvidas e utilizadas pelas escolas, sobretudo pelos professores. Somente assim terão sentido e cumprirão sua finalidade de contribuir com a melhoria dos sistemas de ensino", afirmou o presidente. No que concerne à governança do Sinaeb, o presidente acrescentou que é fundamental a coordenação de forma compartilhada e colaborativa entre os três entes federados, responsáveis pelas redes de ensino público no país.

Para Ocimar Munhoz, da USP, um dos grandes desafios será criar condições e mecanismos para que os resultados das avaliações sejam utilizados de forma efetiva. O coordenador geral da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, Daniel Cara, concordou e ainda acrescentou “o desafio do Sinaeb é fazer com que a sociedade reflita sobre o processo avaliativo e como, a partir dele, melhorar o processo pedagógico”.

Para Denise Carreira, coordenadora de educação da Ação Educativa, o novo sistema deve promover transformações reais no cotidiano, contribuir para o letramento político da população, problematizar as desigualdades sociais e abordar as modalidades de ensino, principalmente a Educação de Jovens e Adultos (EJA).

O presidente do Inep, Luiz Roberto Curi, também participou do seminário e falou sobre a necessidade de se criar políticas institucionais a partir do processo avaliativo. Segundo ele, “nesse sentido, Undime e Consed têm papel fundamental para estimular isso”, disse.

Clique aqui para acessar a apresentação utilizada pelo diretor de Estatísticas Educacionais do Inep, Carlos Moreno.

Confira mais fotos do Seminário:

(Sec. executivo do MEC, Luiz Cláudio Costa; ministro da Educação, Aloizio Mercadante; e o presidente do Inep, Luiz Roberto Curi)

(Presidenta da Undime RN, Jeane Dantas; presidenta da Undime Região Nordeste, Gelcivânia Mota; e presidenta da Undime PB, Iolanda Barbosa)

(à dir. Presidenta da Undime SP, Marialba Carneiro)

(Presidente da Undime, Alessio Costa Lima)

(Presidente da Undime Região Norte, Edelson Penaforth; e presidenta da Undime AC, Marlete Lopes)

(Presidente da Undime RS, Marcelo Mallmann)

(Vice-presidente da Undime PA, José Júnior Barros)

(Presidenta da Undime MG, Maria Virginia Garcia; e presidenta da Undime AP, Francisca Oliveira)

Fonte/ Fotos: Undime


Parceria institucional