05/03/2018 Undime

Todas as notícias Categorias

Audiência pública apresenta edital de aquisição de obras literárias

Projeto busca tornar hábito a leitura de livros literários durante período escolar


(Foto:FNDE)

O Ministério da Educação e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) promoveram, na última sexta-feira, 2, audiência pública para levantar subsídios para o edital de aquisição de obras literárias para alunos da rede de educação básica. O evento também apresentou o modelo de edital do Programa Nacional do Livro Didático e do Material Didático (PNLD) para 2020. A apresentação, que foi transmitida ao vivo na internet, por meio do perfil do FNDE no YouTube, está salva e pode ser acessada por todos.

Wilson Troque, coordenador-geral dos Programas do Livro, explicou a funcionalidade do novo edital, esclarecendo a importância da iniciativa: “A nova proposta tem pontos bem diferentes da proposta antiga do Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE)”, disse o coordenador ao defender o uso de obras literárias também nas salas de aula e não só nas bibliotecas escolares.

Já a Diretora de Políticas de Educação Especial do MEC, Patrícia Raposo, destacou o objetivo da medida a ser implementada: “A nossa perspectiva é que esses livros possam dar a todas as pessoas a possibilidade de participar utilizando um livro que atenta às singularidades da nossa população”, afirmou.

O edital de transição, como está sendo chamado, procura trazer a literatura para a vida escolar, e transformá-la em hábito para crianças e jovens significa impulsionar a cultura e a educação brasileira. O projeto já sairá no PNLD 2020 com o edital de literatura do 6° ao 9° ano. A partir daí, as obras desse tipo serão sempre adquiridas dentro do ciclo do PNLD.

Responsável pela apresentação do edital, o secretário de Educação Básica do MEC, Rossieli Soares da Silva, apontou como objetivos do programa o apoio à formação dos acervos das escolas públicas; a ampliação das oportunidades de acesso dos estudantes à literatura de qualidade; e a contribuição para o desenvolvimento de competências e habilidades dos estudantes, em conformidade com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

A proposta é que o edital do PNLD Literário seja publicado em março, com as entregas das obras em maio. A avaliação pedagógica das obras deve ser concluída de junho a agosto e a escolha pelas escolas deverá ser feita em setembro. As obras podem ser em língua portuguesa ou inglesa e devem conter manual do professor digital (DVD de até 4,5 GB) para auxiliar os professores na abordagem e utilização do conteúdo. Inicialmente, o edital trabalhará com a educação infantil, os anos iniciais do ensino fundamental e com o ensino médio.

Fonte: FNDE

https://goo.gl/YurfPn

Todas as notícias Todas as categorias