Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Notícias Undime > Sergipe propõe contribuições à segunda versão da Base Nacional Comum Curricular

Todas as notícias Categorias

04/08/2016 Undime

Sergipe propõe contribuições à segunda versão da Base Nacional Comum Curricular

(Fotos: Movimento pela Base)

A comissão estadual de mobilização da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) em Sergipe, constituída por representantes do Consed e da Undime, realizou nos dias 27 e 28 de julho, o seminário no estado para debater a Base Nacional Comum Curricular.

O evento foi realizado em três locais diferentes: no Teatro Atheneu, no Colégio Estadual Barão de Mauá e no Teatro Lourival Baptista. Os três localizados na capital Aracaju (SE). A abertura do evento reuniu cerca de 500 pessoas, entre elas professores das redes estadual, municipal e particular de ensino, além de estudantes do Ensino Médio, especialistas e representantes de instituições.

A comissão estadual comemorou o caráter participativo daqueles que estiveram presentes no evento. Segundo Gabriela Zelice Da Cruz, representante do Consed e integrante da comissão estadual da BNCC em Sergipe, o seminário contou com a participação efetiva dos professores da rede pública e também dos técnicos das secretarias de educação que se envolveram na leitura do documento.

O seminário teve como objetivo analisar a segunda versão da Base e propor contribuições ao documento. Isso porque, entre os meses de junho e agosto todos os estados da federação e o Distrito Federal estão promovendo seminários para debater a segunda versão da BNCC e apresentar contribuições ao documento. Na primeira etapa, 116 especialistas participaram do processo de construção da BNCC e o texto apresentado recebeu mais de 12 milhões de contribuições, por meio do portal da Base, criado pelo Ministério da Educação (MEC).

"A Base não está pronta. Está em construção, rumo à versão final, e não é um currículo pronto. É um documento que orienta e subsidia os currículos escolares", afirmou o coordenador-geral do Ensino Médio do Ministério da Educação, Ricardo Magalhaes Cardoso, em sua fala durante o seminário.

De acordo com a programação, os participantes trabalharam em grupos e analisaram os componentes curriculares e as etapas da educação básica. O próximo passo é a elaboração de um relatório com as contribuições apresentadas durante o evento. A comissão estadual deverá enviá-lo ao comitê gestor dessa etapa de discussão da BNCC, formado pelo Consed e pela Undime. O comitê gestor será responsável por sistematizar os 26 relatórios estaduais e o distrital para então enviar ao MEC.

Para saber mais sobre os seminários estaduais que debatem a BNCC acesse: http://seminarios.bncc.undime.org.br/ 

Fonte: Undime com informações do portal da Secretaria de Estado da Educação de Sergipe


Parceria institucional