Você está aqui: Página Inicial > Notícia > 19º Prêmio Arte na Escola Cidadã: inscrições abertas

Todas as notícias Categorias

04/06/2018 Undime

19º Prêmio Arte na Escola Cidadã: inscrições abertas

Estão abertas, até o próximo dia 10 de junho, as inscrições para a 19ª Edição do Prêmio Arte na Escola Cidadã. Direcionado aos cerca de 500 mil professores que lecionam Artes na Educação Básica no país, a premiação tem a missão de reconhecer estes profissionais, valorizando projetos que guardam em si a potência de transformar alunos, cidadãos, comunidades.

O Prêmio Arte na Escola Cidadã é realizado pelo Instituto Arte na Escola, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Banco Bradesco. Desde sua primeira edição, em 2000, o Prêmio conta também com a cooperação da Unesco no Brasil.

Para identificar projetos transformadores no ensino de Artes, o Prêmio faz um mapeamento de trabalhos desenvolvidos em escolas das cinco regiões do país.

Inscrições

As inscrições devem ser realizadas exclusivamente através do site www.artenaescola.org.br/premio, até o dia 10 de junho de 2018. Todos os professores inscritos receberão um material educativo com propostas pedagógicas sobre a obra Encontro das Águas e um Curso Online com a artista homenageada nesta 19ª edição do Prêmio, Sandra Cinto, focado no ensino de Artes a partir do desenho.

Quem Pode Participar?

Professores ou equipes de professores que desenvolveram projetos em Artes Visuais, Dança, Música e/ou Teatro, realizados nos anos de 2016, 2017 e/ou concluídos até maio de 2018, em escolas de ensino regular, públicas ou particulares, de todo o território nacional.

Premiação

São cinco categorias de premiação: Educação Infantil, Ensino Fundamental 1, Ensino Fundamental 2, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Os professores premiados recebem R$ 10 mil, publicações e certificado, além de participarem da cerimônia de premiação e de vivências culturais na cidade de São Paulo.

As escolas nas quais os projetos foram desenvolvidos também recebem prêmios, como equipamentos e publicações para a biblioteca. Cada professor vencedor tem ainda seu projeto registrado em um documentário produzido pelo Instituto Arte na Escola. Após a cerimônia de premiação, os cinco documentários produzidos se desdobram em materiais formativos para outros professores de Artes.

Encontro das Águas

A obra Encontro das Águas, de Sandra Cinto, é a referência artística para a iconografia do 19º Prêmio Arte na Escola Cidadã. Homenageada nesta edição, a artista elege como elemento central de seu trabalho o desenho, linguagem que explora para além do papel. Em o Encontro das Águas, Sandra realiza um mural de escala monumental. A representação congela um instante de um mar revolto, formado por delicados e contidos gestos, onde cada traço torna-se gota, e cada gota também é mar.

Fonte: Instituto Arte na Escola

https://bit.ly/2p1aK1A


Parceria institucional