03/09/2018 Undime

Todas as notícias Categorias

Inep inicia verificação in loco do Censo Escolar 2018

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) iniciou a verificação in loco do Censo Escolar 2018, com realização até 21 de setembro. Serão visitados 23 municípios em 11 estados brasileiros. A equipe da Diretoria de Estatísticas Educacionais (DEED) e da Auditoria Interna do Inep, junto a um técnico da Coordenação Estadual do Censo, irão realizar atividades que visam monitorar o preenchimento do Censo Escolar, assim como orientar os usuários do sistema Educacenso. Neste ano, haverá uma capacitação sobre o Censo Escolar em cada município visitado.

As cidades foram selecionadas a partir de um Mapa de Risco que classifica os municípios com possibilidade de preenchimento incorreto de informações escolares. Para essa classificação é utilizada uma Taxa de Risco, que considera quatro aspectos no âmbito de cada município:

  • O indicador Matrículas observadas e esperadas;
  • O indicador Coeficiente de variação do número de matrículas do último quadriênio;
  • O indicador Inconsistências na trajetória escolar dos alunos;
  • Denúncias de erros nos dados informados no Censo Escolar.

Na verificação in loco serão analisados a documentação de identificação dos alunos, frequência escolar, características das turmas, identificação e escolaridade do docente. Também serão verificados alguns aspectos da infraestrutura da escola, para comparação com os dados informados no Educacenso. Para realizar essa verificação a equipe da DEED e da Audin contará com uma aplicação mobile criada para esta finalidade. Ao final da visita em cada escola, será gerado um relatório com as inconsistências constatadas que devem ser corrigidas pelas escolas diretamente no sistema Educacenso, durante o Período de Retificação.

Fonte: Inep

https://bit.ly/2N5SeFf

 

Todas as notícias Todas as categorias