Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Fique Atento > 3ª Edição da Campanha #AprenderParaPrevenir 2018: inscrições abertas!

Todas as notícias Categorias

03/05/2018 Undime

3ª Edição da Campanha #AprenderParaPrevenir 2018: inscrições abertas!

A 3ª edição da Campanha #AprenderParaPrevenir – 2018 abre espaço para que escolas, Defesas Civis e universidades de todo o país divulguem seus projetos educativos na área da prevenção de riscos de desastres socioambientais.

Este ano a campanha traz o tema “Água [D+ ou D-] = desastre?” - uma temática desafiadora para a sustentabilidade planetária. Sabe-se que a maioria dos desastres registrados nas cidades brasileiras está relacionada com a falta ou o excesso de água, como seca, enxurradas, inundações e os deslizamentos. Muita água pode causar inundação, alagamento, enchente, ressaca e deslizamento de terra. Sem chuva, tudo seca e as florestas podem queimar.

Mas será que é mesmo a água, ou a chuva, que gera tantos desastres? Apenas o excesso ou a falta de água podem causar desastres? Está certo “culpar” a água pelos desastres? Responder a questões como essas pretende estimular a reflexão e o desenvolvimento de ações educativas de redução de riscos de desastres, conservação da água e de enfrentamento das mudanças no clima.

As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas até o dia 1º de outubro de 2018, pelo portal http://educacao.cemaden.gov.br/aprenderparaprevenir2018. Entre os prêmios estão pluviômetros semiautomáticos do Cemaden e kits educativos.

O Cemaden Educação (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais) promove a Campanha #AprenderParaPrevenir desde 2016, em lembrança ao Dia Internacional da Redução de Desastres Naturais, para incentivar as comunidades escolares a refletirem sobre os desastres socioambientais e somar esforços na construção e no fortalecimento da proteção de suas comunidades.

Mais informações:
educacao@cemaden.gov.br 
(12) 3205-0172/ 0173

Fonte: Cemaden Educação


Parceria institucional