Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Fique Atento > Diagnóstico da gestão da educação municipal por meio do Conviva pode ser realizado até 9 de fevereiro

Todas as notícias Categorias

02/02/2018 Undime

Diagnóstico da gestão da educação municipal por meio do Conviva pode ser realizado até 9 de fevereiro

 


A plataforma Conviva Educação elaborou o Diagnóstico da Gestão da Educação Municipal (DGEM), questionário para ser preenchido pelas secretarias por meio do link https://goo.gl/XKp5YY. O prazo para que as secretarias realizem esse diagnóstico foi prorrogado para 9 de fevereiro.

Com ele, cada equipe faz uma autoavaliação das áreas de atuação e processos de trabalho. Ao final do preenchimento, os respondentes recebem uma devolutiva personalizada, colaborando para o olhar dos desafios e iniciativas bem-sucedidas (veja aqui o exemplo de devolutiva).

Todas as questões são de múltipla escolha e podem ser respondidas diretamente pelo dirigente municipal ou por outros profissionais da Secretaria de Educação. Porém, para que as respostas sejam fiéis ao trabalho na secretaria, uma sugestão é que o grupo dialogue e pense as opções que melhor representem a realidade.

Como tirar dúvidas

Há um número de Whatsapp e e-mail de contato disponíveis para tirar dúvidas sobre o questionário. São eles: (11) 97441-9506 e diagnosticodagestao@convivaeducacao.org.br. No dia 16 de janeiro, a equipe do Instituto Natura, responsável pela iniciativa, fez uma transmissão ao vivo pela página do Facebook do Conviva para tirar dúvidas, falar sobre os objetivos e a importância do diagnóstico. Para assistir, basta acessar a página do Facebook.

Diferentes dimensões

O questionário é dividido em três partes: dimensão estratégica, dimensão pedagógica e dimensão administrativa. Abaixo, veja quais itens são abordados e exemplos de questões encontradas em cada dimensão:

Dimensão Estratégica
Este questionário contém 26 perguntas e aborda os temas:
- Planejamento
- Gestão Orçamentária e Financeira
- Transparência e Fiscalização
- Conselhos Municipais
- Gestão Interna da SME
- Gestão Democrática
Exemplo: Como a SME acompanha as receitas e as despesas da educação do município? Como é o trabalho dos conselhos municipais?

Dimensão Pedagógica
Este questionário tem 23 perguntas e aborda os temas:
- Gestão do Currículo e PPPs
- Avaliações Externas
- Gestão Pedagógica das Etapas
- Gestão Pedagógica das Modalidades
- Formação Continuada
Exemplo: Como foi o processo de elaboração do currículo da rede municipal e quem participou? Como é o sistema de avaliação externa? Como são as condições da educação inclusiva?

Dimensão Administrativa
Este questionário tem 21 perguntas e aborda os temas:
- Gestão de Pessoas
- Supervisão da Gestão Escolar
- Vida Escolar
- Insumos Educacionais
- Gestão de Contratos, Convênios e Programas
Exemplo: Como é o plano de carreira dos profissionais do magistério? E o tipo de vínculo desses  profissionais? 

Para responder o questionário agora mesmo, acesse este link. E lembre-se: o prazo termina dia 9 de fevereiro!

Fonte: Conviva Educação com adaptações


Parceria institucional