Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Undime participa de debates nas mesas de interesse da Conae

Todas as notícias Categorias

22/11/2014 Undime

Undime participa de debates nas mesas de interesse da Conae

A programação do 4º dia da Conferência Nacional de Educação (Conae) foi intensa. A Undime participou de duas mesas de interesse. Ambas promovidas pela Campanha Nacional pelo Direito à Educação, entidade cujo comitê diretivo a Undime integra.

Na mesa intitulada ?De Olho nos Planos ? como ampliar e fortalecer a participação popular? em parceria com a Ação Educativa, o Dirigente Municipal de Educação de Florianópolis (SC), Rodolfo Joaquim Pinto da Luz, representou a Undime. O debate teve como objetivo expor a iniciativa "De Olho nos Planos" que monitora a situação dos Planos Estaduais e Municipais de Educação, além de qualificar o debate sobre o assunto.

Segundo o portal da iniciativa, 38% dos estados e 66% dos municípios já têm planos de educação. Ananda Grinkraut, da Ação Educativa, explicou que o grande desafio é fazer com que esses planos tenham qualidade. "Por isso procuramos estimular a [auto] avaliação, para alimentar o planejamento e fortalecer a gestão democrática", avalia.

Outro ponto avaliado como importante durante o debate foi a necessidade de se envolver as crianças e os adolescentes no processo de construção dos planos de educação. Marcelo Mazzoli, chefe de educação do Unicef no Brasil, lembrou quando, em 1993, o Unicef foi convidado a participar de uma conferência em Recife (PE) e de lá surgiu o conceito de 'cidade educadora'. Conceito que, segundo ele, prioriza o diálogo com a família, estudantes e educadores. Um processo participativo.

Rodolfo concordou com Mazzoli e reiterou: "acho que o que falta é envolver os outros atores [família, comunidade, educadores e escola] para participar do processo de discussão e construção das políticas públicas". Ele reforçou também a importância da gestão democrática.

Suely Menezes, presidenta do Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Educação (FNCE) participou do debate e, aproveitou a oportunidade, para avaliar a momento atual, a Conae. "É preciso assegurar aquilo que estamos querendo e planejando aqui".

[caption id="attachment_19538" align="aligncenter" width="648"]Rodolfo Joaquim Pinto da Luz, Dirigente Municipal de Educação de Florianópolis (SC) - Foto: Undime Rodolfo Joaquim Pinto da Luz, Dirigente Municipal de Educação de Florianópolis (SC) - Foto: Undime[/caption]

Fora da Escola - Não Pode!

A presidenta da Undime e Dirigente Municipal de Educação de São Bernardo do Campo (SP), Cleuza Repulho, participou da mesa de interesse sobre o ?Fora da Escola Não Pode! Direito à educação para todas e todos?. O objetivo da iniciativa é trabalhar no sentido de garantir o direito à educação e reduzir os índices da exclusão escolar no Brasil.

Segundo dados de uma pesquisa realizada pela Campanha Nacional pelo Direito à Educação, em parceria com o  Unicef, mais de 3,3 milhões de crianças e adolescentes entre 4 e 17 anos de idade estão fora da escola no Brasil.

Cleuza avaliou o debate como positivo, pois trouxe diferentes pontos de vista. Isso porque, participaram estudantes, pais, gestores e entidades da sociedade civil, como a Campanha Nacional pelo Direito à Educação e o Unicef. "A grande responsabilidade do gestor é fazer uma escola em que as crianças queiram ficar", ponderou ela.

[caption id="attachment_19539" align="aligncenter" width="648"](Foto: Undime) (Foto: Undime)[/caption]

Plenárias de Eixo

Pela manhã e à tarde, ocorreram as plenárias de eixo. Ao todo, foram sete temas principais: Plano Nacional de Educação e Sistema Nacional de Educação; Educação e Diversidade; Educação, Trabalho e Desenvolvimento Sustentável; Qualidade da Educação; Gestão Democrática, Participação Popular e Controle Social; Valorização dos Profissionais da Educação; e Financiamento da Educação.

Amanhã (23), durante todo o dia, será a plenária final. Na ocasião, o que foi aprovado nas plenárias de eixo passarão pelo aval dos cerca de 2,6 mil delegados.

Autor: Undime

(atualizada em 28/11/2014, às 15h16)


Parceria institucional