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21/11/2014 Undime

Undime discute plano de carreira, universalização da educação, educação do campo e ambiental em colóquios na Conae

A programação da Conferência Nacional de Educação (Conae) destinou a quinta-feira, dia 20, e a sexta (21) aos colóquios. As atividades acontecem simultaneamente durante os dois dias. Para dar conta de tudo o que deve ser discuto ao longo do evento, serão realizados 132 colóquios.

A Undime participa de alguns deles e discute temas como: Sistema Nacional de Educação; regime de colaboração; educação do campo; educação de pessoas com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/super dotação; educação ambiental; universalização da educação; democracia participativa nas escolas; Piso Salarial e Plano de Carreira; gestão e financiamento da educação.

Piso Salarial e Plano de Carreira

O ex-presidente da Undime (2009-2011), Carlos Eduardo Sanches, e palestrante no colóquio "Piso Salarial, Diretrizes Nacionais de Carreira, desenvolvimento profissional, reconhecimento social e melhoria das condições de trabalho na educação escolar" falou sobre os fatores que contribuem para o não cumprimento da Lei do Piso (Lei 11.738/2008). Como a tênue relação entre gestores, educadores e sindicatos; e, principalmente, a nova realidade da educação no país. Sanches explica que nenhum outro país do mundo estabeleceu a ampliação do ensino obrigatório em um espaço de tempo tão curto quanto o Brasil. "Avançamos muito em termos de legislação. O foco agora deve ser a implementação dessas políticas públicas", enfatiza. Ele aponta ainda que para essa implementação de fato ocorra é preciso qualificar o debate. "Outro ponto que merece atenção é que os professores precisam se entender como profissionais do magistério. E levar isso a sério".

Atualmente, quando se fala em educação, os entes que menos arrecadam são os que mais investem. Essa lógica é comprometedora, uma vez que a maior parte dos valores arrecadados com impostos não retorna aos municípios na mesma proporção. De acordo com Sanches, para mudar a realidade em relação à valorização dos profissionais da educação, é preciso mudar a realidade de arrecadação e investimento na educação.

[caption id="attachment_19501" align="aligncenter" width="648"]Carlos Eduardo Sanches, ex-presidente da Undime (2009-2011) - Foto: Undime Carlos Eduardo Sanches, ex-presidente da Undime (2009-2011) - Foto: Undime[/caption]

Educação do Campo e Ambiental

A ex-Dirigente Municipal de Educação de São Francisco de Paula (RS) e atual conselheira estadual de educação do Rio Grande do Sul, Marcia Adriano de Carvalho, palestrou no colóquio "Educação do Campo como política pública: concepção e implementação". Na ocasião, Marcia alertou para o fato de que é preciso trazer para a prática cotidiana da sala de aula a diversidade. "Temos escolas e professores no campo, mas não temos educadores do campo. É necessário levar em consideração e respeitar as diversidades. Acredito que esse é o maior desafio", disse.

No âmbito da educação ambiental, a Dirigente Municipal de Educação de Goiânia (GO) e membro da diretoria da Undime, Neyde Aparecida da Silva, falou sobre experiências e práticas desenvolvidas no município, como atividades voltadas a reciclagem e criação de hortas dentro da escola. "É importante trabalhar com as crianças sobre a importância da preservação do meio ambiente, desde a educação infantil", comentou.

[caption id="attachment_19502" align="aligncenter" width="648"]Marcia Adriano de Carvalho, conselheira estadual de educação do Rio Grande do Sul (Foto: Undime) (à direita) Marcia Adriano de Carvalho, conselheira estadual de educação do Rio Grande do Sul (Foto: Undime)[/caption] [caption id="attachment_19503" align="aligncenter" width="648"]Neyde Aparecida da Silva, Dirigente Municipal de Educação de Goiânia (GO) - Foto: Undime (à esquerda) Neyde Aparecida da Silva, Dirigente Municipal de Educação de Goiânia (GO) - Foto: Undime[/caption]

Universalização da Educação

Para falar no colóquio "Universalização da educação: acesso, condições de permanência e qualidade social no PNE e nos planos decenais correspondentes" o Dirigente Municipal de Educação de Camaçari (BA) e membro da diretoria da Undime, Luiz Valter de Lima, escolheu um assunto bastante atual: a comunicação e o processo criativo nas escolas. Valter acredita que, hoje, a comunicação com as crianças e adolescentes deve considerar a realidade vivida cotidianamente. Nas palavras dele, a comunicação precisa estar focada no sujeito, que tem vontades e virtudes. "O PNE, como lei, deve substituir costumes ou confirmá-los, o que vai demandar mudanças, principalmente de atitudes, pois este processo histórico se torna padrão para o presente", concluiu.

[caption id="attachment_19507" align="aligncenter" width="642"]Luiz Valter de Lima, Dirigente Municipal de Educação de Camaçari (BA) - Foto: Undime Luiz Valter de Lima, Dirigente Municipal de Educação de Camaçari (BA) - Foto: Undime[/caption]

Autor: Undime

(atualizada em 28/11/2014, às 15h18)


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