Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Porvir reúne informações sobre inovações educacionais

Todas as notícias Categorias

05/10/2012 Undime

Porvir reúne informações sobre inovações educacionais

O mundo da educação vive um momento de profundas transformações, e os gestores educacionais precisam se manter atualizados sobre tendências e inovações que possam inspirar soluções para os desafios que enfrentam dentro e fora de sala de aula. Esse é o propósito do Porvir (www.porvir.org), página especializada que mapeia inovações educacionais no Brasil e no mundo para oferecer novas referências àqueles que têm a missão de melhorar a qualidade da educação brasileira.

Além de uma equipe de jornalistas, o Porvir conta com a colaboração de mais de 60 voluntários espalhados pelo mundo, sempre atentos a identificar as novidades que estão revolucionando o universo educacional. As dicas enviadas pelos chamados ?antenas? são apuradas pelos jornalistas e disponibilizadas por meio de matérias no portal.

Educação 3.0, aulas invertidas, ensino personalizado, novas tecnologias que estão revolucionando a dinâmica da sala de aula, recursos educacionais abertos, escolas e professores que subvertem o currículo e os métodos tradicionais de ensino-aprendizado para desenvolver nos seus alunos as competências do século 21.  Esses são alguns dos temas abordados pelo Porvir, cujo conteúdo pode ser replicado gratuitamente por qualquer interessado, em seus informativos ou veículos de comunicação.

Para ajudar a compor esse panorama da educação mundial, a equipe do Porvir também seleciona matérias relevantes publicadas em mais de 70 veículos de comunicação nacionais e internacionais, que são disponibilizadas diariamente na seção Garimpo (http://porvir.org/editoria/garimpo).

Na área reservada à Série de Diálogos O Futuro se Aprende, os gestores educacionais encontram ainda informações e propostas levantadas durante eventos presenciais realizados pelo Porvir. O Ministro da Educação, Aloizio Mercadante, fala sobre seus desafios e prioridades. O Secretário de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, Ricardo Paes de Barros, compartilha reflexões sobre o desenvolvimento infantil. Especialistas apresentam novas possibilidades de uso das tecnologias na educação. Representantes da sociedade civil compartilham propostas para a melhoria do ensino púbico. Todo esse conteúdo é organizado pelo Porvir na forma de vídeos e boletins (http://porvir.org/tag/serie-de-dialogos).

O Porvir ainda oferece aos gestores educacionais a oportunidade de divulgar as inovações promovidas por suas redes, escolas e professores. O correio eletrônico contato@porvir.org está aberto a receber sugestões de pautas e dicas sobre ideias e experiências que precisam ser conhecidas. O endereço ainda pode ser usado pelas equipes das secretarias de educação para se cadastrarem e passarem a receber boletins regulares com destaques do portal. Os interessados também podem acompanhar o Porvir via redes sociais (http://www.facebook.com/porvir).

O Porvir é uma iniciativa do Inspirare, instituto que tem como propósito inspirar iniciativas empreendedoras, políticas públicas e investimentos que melhorem a qualidade da educação no Brasil.

 

Autor: Porvir

www.porvir.org

 


Parceria institucional