Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Semiárido: MDS vai construir 5 mil cisternas em escolas rurais até 2016

Todas as notícias Categorias

03/03/2015 Undime

Semiárido: MDS vai construir 5 mil cisternas em escolas rurais até 2016

Reservatórios vão permitir a armazenagem e o abastecimento de água própria para consumo em cerca de 50% das escolas públicas da área rural da região, o que atenderá 295 mil alunos

O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), em parceria com o Articulação no Semiárido Brasileiro (ASA), vai construir 5 mil cisternas para captação de água da chuva em escolas públicas do Semiárido até 2016.

O repasse do ministério para a ação é de R$ 69 milhões. Do total de cisternas, 300 atenderão comunidades quilombolas e indígenas. A medida vai permitir a armazenagem e o abastecimento de água própria para consumo em cerca de 50% das escolas públicas da área rural da região, que atendem 295 mil alunos.

02

A cisterna escolar é construída nos mesmos moldes das cisternas de água para consumo familiar. Desde 2003, mais de 1,1 milhão de reservatórios foram instalados no período. Feitas com placas de cimento, a cisterna escolar tem capacidade maior de armazenagem (52 mil litros) e pode garantir o acesso à água por oito meses (contando 20 dias de aula por mês).

?Essas cisternas ampliam o acesso à água no ambiente escolar, servindo para consumo e preparo dos alimentos servidos nas escolas. Os reservatórios evitam a contaminação por verminoses e doenças, contribuindo para que as crianças entendam como conviver com a seca. A água é um direito delas?, afirma o secretário nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do MDS, Arnoldo de Campos.

A construção das cisternas de 52 mil litros nas escolas também prevê a capacitação de gestores e professores para a gestão da água captada e armazenada. A iniciativa tem o objetivo de orientar os profissionais sobre a finalidade daquela água coletada, sobre a importância da educação alimentar e nutricional e temas de convivência com o semiárido junto às crianças.

O valor repassado pelo MDS inclui ainda a implantação de bomba elétrica e a compra de filtros de barro para utilização e tratamento da água coletada. Além disso, serão realizados encontros com instituições como prefeituras, associações e igrejas para selecionar as escolas que serão atendidas.

Nesta terça-feira (3), um encontro em Juazeiro (BA) marcará o início da ação no Semiárido. Coordenadores do projeto nos estados da região e representantes do MDS participarão do evento.

Autor: MDS

http://www.mds.gov.br/saladeimprensa/noticias/2015/marco/semiarido-mds-vai-construir-5-mil-cisternas-em-escolas-rurais-ate-2016

Parceria institucional