Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Rede Social CONAE/2014 facilita organização de Conferências Livres

Todas as notícias Categorias

22/03/2013 Undime

Rede Social CONAE/2014 facilita organização de Conferências Livres

As Conferências Livres de educação, no âmbito da Conferência Nacional de Educação (CONAE), são entendidas como encontros presenciais ou digitais de pessoas dispostas a debater, colaborar com críticas e sugestões ao conteúdo temático da CONAE/2014. As contribuições das Conferências livres podem ser hospedadas na página da Rede Social da CONAE/2014. Definidas em seu Regimento Interno pelo Fórum Nacional de Educação (FNE), órgão responsável pela realização da CONAE/2014, as Conferências livres podem ser organizadas por qualquer cidadão ou organização, agora, também, em uma plataforma mantida pelo FNE e disponível para dar suporte às iniciativas presenciais e digitais. Observe que as Conferências Livres não indicarão delegados(as) às etapas ordinárias da CONAE/2014 e não deliberarão sobre emendas ao Documento-Referência. Essa ferramenta virtual, do mesmo modo, tem sido usada como página de apoio à administração das etapas de preparação da próxima CONAE.

[caption id="attachment_10138" align="aligncenter" width="600"]Atividade do Programa de Saúde na Escola (PSE). Imagem publicada na Rede Social CONAE pela organizadora da Conferência Municipal de Educação de São Joaquim da Barra (RJ) Atividade do Programa de Saúde na Escola (PSE). Imagem publicada na Rede Social CONAE pela organizadora da Conferência Municipal de Educação de São Joaquim da Barra (RJ)[/caption]

As Conferências Livres são espaços que oportunizam a ampliam da participação social na discussão do tema central da CONAE/2014, qual seja, "O PNE na Articulação do Sistema Nacional de Educação: Participação Popular; Cooperação Federativa e Regime de Colaboração". Pretende-se ainda, assim, qualificar a participação dos delegados das conferências ordinárias de educação municipais, intermunicipais, estaduais, do Distrito Federal e nacional.

A Rede Social da CONAE permite aos participantes internautas a criação de páginas ou salas de discussão e o compartilhamento de fotos, vídeos, notícias e relatórios executivos das conferências locais e/ou regionais. O organizador (coordenador/moderador) da Conferência Livre divulgará na Rede Social da CONAE a realização das conferências livres presenciais ou digitais e os seus respectivos relatórios para consulta. Do ponto de vista da sua abrangência territorial, as conferências livres podem ser escolares, de bairro, de cidade, de região e de temas nacionais de interesse de segmentos educacionais e/ou setores sociais, inclusive para a participação em ambiente virtual de internautas que estejam em outros países.

O administrador/moderador do debate em ambiente virtual define a forma de gestão/mediação, a quantidade de participantes e a forma de acesso (protocolo de interação). Tudo começa com seu cadastro e login na Rede Social. Depois, o login também pode ser efetuado por meio de outras redes sociais como o Facebook e o Twitter.

Rede Social da CONAE em números

Com mais de 12 mil acessos e mais de 1700 usuários cadastrados, a Rede Social da CONAE registra, nesta segunda quinzena de março, mais de 90 conferências livres em funcionamento em sua plataforma.

A ferramenta foi concebida pela Comissão Especial de Monitoramento e Sistematização do Fórum Nacional de Educação/Secretaria Executiva Adjunta do Ministério da Educação (SEA/MEC), em parceria com equipe de comunicação digital da Secretaria Nacional de Articulação Social da Secretaria-Geral da Presidência da República e desenvolvida com o apoio da Gerência de Desenvolvimento de Web da Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI/MEC). A proposta da Rede Social CONAE, antes de ser desenvolvida, foi apresenta, debatida e aperfeiçoada em uma oficina composta por um grupo de jovens hackers, em Brasília.

Autor: Portal Conae 2014

http://conae2014.mec.gov.br/index.php/noticias/48-agora-ficou-mais-facil-organizar-conferencias-livres-de-educacao-na-rede-social-conae-2014

Parceria institucional