Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Prazo para coleta de dados do Censo Escolar vai até dia 20

Todas as notícias Categorias

20/03/2015 Undime

Prazo para coleta de dados do Censo Escolar vai até dia 20

A segunda etapa de coleta de dados do Censo Escolar de 2014, a partir do módulo Situação do Aluno, encerra na próxima sexta-feira, 20. A fase tem por objetivo coletar informações de rendimento (aprovação ou reprovação) e movimento (transferência ou desistência do educando no fim do ano letivo). Os resultados preliminares devem ser divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) no dia 30.

Os dados estarão disponíveis no sistema on-line Educacenso. A partir de então, as escolas terão 15 dias para conferir ou corrigir as informações, caso necessário.

O preenchimento das informações do Censo é de responsabilidade dos diretores e dirigentes das escolas públicas e também das secretarias estaduais e municipais de educação, que trabalham em cooperação com as escolas. As informações são fundamentais para a definição e o monitoramento de políticas públicas e para o conhecimento da realidade escolar.

Ao preencher o módulo Situação do Aluno, as escolas devem informar, somente nas turmas de escolarização, situações como rendimento, movimento, não movimentação (etapas de educação infantil, creche e pré-escola), curso em andamento (educação de jovens e adultos e educação profissional). Também devem ser confirmados os dados dos concluintes (aprovação e finalização) e dos admitidos após o censo. Este último refere-se ao rendimento e movimento dos alunos de todas as modalidades de ensino com matrícula ativa no Censo Escolar de 2014 e que entraram na escola após a data de referência (maio do ano passado).

Caso alguma rede de ensino ainda não tenha sistema próprio de coleta de dados, as informações indicativas da situação do aluno em 2014 podem ser transferidas para o sistema Educacenso.

Autor: Inep

http://portal.inep.gov.br/visualizar/-/asset_publisher/6AhJ/content/prazo-para-coleta-de-dados-do-censo-escolar-vai-ate-dia-20?redirect=http%3a%2f%2fportal.inep.gov.br%2f


Parceria institucional