Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Fique Atento > Planos Educacionais serão foco de reunião do FNE

Todas as notícias Categorias

27/04/2015 Undime

Planos Educacionais serão foco de reunião do FNE

As Comissões Especiais de Sistematização e Monitoramento e, Mobilização e Divulgação do Fórum Nacional de Educação se reúnem na próxima terça-feira (28), em Brasília. Já na quarta-feira (29), o encontro se estende aos coordenadores e coordenadoras dos Fóruns Estaduais de Educação. A oportunidade será para discutir o processo de mobilização nacional e nas unidades federativas para que estados, Distrito Federal e municípios elaborem ou adequem seus planos de educação, já que o prazo final para isso termina em 24 de junho deste ano, conforme prevê o Plano Nacional de Educação.

O coordenador do FNE, Heleno Araújo, enfatiza que esta reunião do Fórum com as coordenações dos Fóruns Estaduais e Distrital de Educação faz parte do monitoramento do Plano Nacional de Educação. "Este encontro ocorre há dois meses do prazo final para que todos os municípios, estados e o DF tenham seus planos decenais de educação aprovados e vamos nesta ocasião organizar o cenário nacional sobre os planos de educação e montar estratégias para sua aprovação dentro do prazo estabelecido pela Lei do PNE", detalha.

Ministro da Educação

A previsão é que o novo ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro participe do encontro na quarta-feira. É a primeira vez que o novo ministro tem uma reunião oficial com FNE. Na ocasião Janine deve ressaltar o Plano Nacional de Educação, debater as perspectivas para a educação do Brasil nos próximos anos e intensificar o diálogo com todos os setores da educação. Para o ministro, o FNE é um espaço importante de diálogo, principalmente porque, na data, haverá encontro com os representantes estaduais e municipais do Fórum.

Para Heleno Araújo, o FNE é um instrumento conquistado pelas entidades da sociedade civil ligadas a Educação e faz parte da estrutura do MEC. "A participação do ministro nas reuniões é muito importante para garantir uma integração das políticas educacionais com os programas de governo, coordenados pelo Ministério. A perspectiva é de manter um diálogo permanente para implementar as metas e estratégias do Plano Nacional de Educação", explica.

Autor: FNE

http://zip.net/bmq8kY


Parceria institucional