Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Ministro anuncia novo presidente do Inep

Todas as notícias Categorias

18/02/2014 Undime

Ministro anuncia novo presidente do Inep

[caption id="attachment_13851" align="aligncenter" width="400"](Foto: Inep) (Foto: Inep)[/caption]

O ministro da Educação, Henrique Paim, anunciou nesta quarta-feira, 12, o nome de Chico Soares como novo presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O antigo ocupante do cargo, Luiz Cláudio Costa, assumirá a Secretaria Executiva do Ministério da Educação (MEC), após dois anos à frente do órgão.

O mineiro José Francisco Soares, ou Chico Soares, como é mais conhecido, possui pós-doutorado em Educação pela University of Michigan Ann Arbor (2002). Além disso, é mestre em Estatística pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (1977) e doutor em Estatística pela University of Wisconsin - Madison (1981). Professor titular aposentado da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), é membro do Conselho Nacional de Educação (CNE) e tem atuação acadêmica destacada nas áreas de avaliação de sistemas; instituições; planos, programas e políticas educacionais. No ano de 2012 foi contemplado com o prêmio Bunge, pelas contribuições na área de avaliação educacional.

O novo presidente dará continuidade ao trabalho de Costa, cuja gestão à frente Instituto foi marcada pela realização exitosa e pelo aprimoramento de diversas avaliações na educação básica e superior.

As duas últimas edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), por exemplo, contaram com número recorde de participantes. Em 2013, foram 7,2 milhões de inscritos no Enem - número que representa um aumento de 24% em relação aos 5,8 milhões de inscritos no ano anterior. O aprimoramento de toda a logística de prova, desde as inscrições até a aplicação, permitiu que o Enem ocorresse sem incidentes graves em mais de 1,6 mil municípios brasileiros.

Na gestão de Costa o Enem tornou-se praticamente universal para todos os concluintes do ensino médio e consolidou-se como porta de acesso ao ensino superior no país. Por meio do Enem, brasileiros tiveram acesso, em 2014, a 171.401 vagas em 4.723 cursos de 115 instituições públicas no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do MEC.

Além disso, o Enem possibilitou o ingresso no Programa Universidade para Todos (ProUni) que ofertou, neste ano, 131.636 bolsas integrais e 59.989 parciais para alunos de baixa renda em cursos superiores. O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que também utiliza o exame como porta de acesso, registrou aumento de 47% nos contratos firmados no ano passado em relação a 2012. No total, foram formalizados 556,5 mil contratos em 2013.

Ainda na educação básica, cerca de 7,6 milhões de estudantes do ensino fundamental e médio de todas as unidades da federação foram avaliados no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), em 2013. No âmbito do Saeb, foi criada ainda a Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA), aplicada pela primeira vez em 2013. Na gestão de Costa foi aplicada ainda, de forma experimental, a prova de ciências para uma amostra de 84,7 mil estudantes.

Qualidade ? A realização e divulgação dos dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2011, realizada pelo Inep, apontam avanços na educação brasileira. Em 2014, serão divulgados os dados do Ideb referentes ao ano de 2013. O país atingiu as metas estabelecidas em todas as etapas do ensino básico ? anos iniciais e anos finais do ensino fundamental e ensino médio.

No âmbito internacional, resultados do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa) de 2012, divulgados em dezembro último, demonstram que o Brasil é o país que mais avançou no resultado de matemática dentre todos os avaliados. O desempenho dos brasileiros passou de 356 para 391 pontos no período entre 2003 e 2012. No Brasil, o Inep é o responsável pela aplicação do teste.

Censos ? A realização dos censos da educação básica e superior, instrumentos mais completos de informações sobre o ensino no Brasil, também ocorreu de forma tranquila ao longo da gestão de Costa. Nos últimos dois anos houve o aprimoramento do processo de coleta de informações, que permitem o diagnóstico da educação brasileira, com dados de professores, estudantes, instituições, dentre outros.

Educação Superior - Na avaliação da educação superior, também houve aprimoramento no processo de aplicação do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), para permitir aos estudantes e instituições tranquilidade quanto ao uso do desempenho dos estudantes na avaliação para cálculo de indicadores de qualidade da educação superior. Em 2013, cerca de 170 mil estudantes realizaram o Enade.

As provas aconteceram em 893 locais, distribuídos em 837 municípios. Mais de 27 mil colaboradores estiveram envolvidos na aplicação das provas. Os resultados subsidiam o cálculo de indicadores como o Conceito Preliminar de Curso (CPC) e o Índice Geral de Cursos da Instituição (IGC), cuja última divulgação ocorreu em dezembro passado.

Também houve avanços no processo de aplicação do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras), que registrou mais de 10 mil inscritos em 2013; no Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituições de Educação Superior Estrangeiras (Revalida), no qual ocorreu um salto de 109% na quantidade de inscritos; e na disponibilização de kits para que as redes de ensino apliquem a Provinha Brasil, dentre outros.

Confira a portaria de nomeaçãoConfira o currículo: Chico Soares, novo presidente do Inep Autor: Inephttp://portal.inep.gov.br/visualizar/-/asset_publisher/6AhJ/content/ministro-anuncia-novo-presidente-do-inep?redirect=http%3a%2f%2fportal.inep.gov.br%2f

Parceria institucional