26/09/2018 Undime

Todas as notícias Categorias

Presidente da Undime acompanha primeiro dia de formações presenciais do GEM

O Dirigente Municipal de Educação de Alto Santo/ CE e Presidente da Undime, Alessio Costa Lima, acompanhou durante a terça-feira (25) o primeiro dia dos encontros presenciais do Programa Gestão para a Educação Municipal (GEM). Ao lado do presidente da Undime Ceará, Aurélio Marques, os representantes visitaram as turmas inscritas no GEM que funcionaram na Universidade do Parlamento do Ceará (Uniparce), em Fortaleza.

Na ocasião, o dirigente reiterou a importância do curso, considerando o grande número de novos Dirigentes Municipais de Educação (DME), e destacou o papel preponderante da instituição para que a capacitação pudesse ser realizada. “A Undime foi responsável não apenas por levar a demanda de formação dos dirigentes ao MEC, mas também por auxiliar na definição do desenho e formato do curso, incluindo a sugestão de conteúdos programáticos, apoio logístico de mobilização dos participantes, seleção dos dinamizadores e condução das turmas, até a viabilização dos espaços em cada um dos estados do Brasil”, recordou.

Na oportunidade, Alessio reforçou o apoio prestado pelo MEC, por meio do ministro da Educação, Rossiele Soares, que garantiu que todos os esforços para que o programa fosse executado. Ele frisou ainda o esforço empenhado pelas 26 Seccionais para garantir a logística e funcionamento do GEM. “Nossos sinceros agradecimentos a todos que contribuíram, direto ou indiretamente, para que esse momento viesse a ser uma realidade bastante produtiva e satisfatória para todos os cursistas”, agradeceu.

Primeiro de uma série de três encontros presenciais oferecidos pelo Programa, o momento que iniciou a rodada contou com uma expressiva participação de Dirigentes e Técnicos integrantes das Secretarias Municipais de Educação. As reuniões seguem até esta quinta-feira (27) em todos os estados do país, conforme demanda e número de inscritos em cada uma das unidades da federação.

O GEM

Composto de três etapas – aperfeiçoamento, especialização lato sensu em gestão da educação pública e mestrado profissional em gestão da educação municipal –, o GEM foi criado em março de 2018 com o objetivo de apoiar a formação continuada dos dirigentes e técnicos municipais de todo o Brasil no processo de implementação de políticas educacionais e na correta aplicação dos recursos no setor.

Ministrado na modalidade a distância, as formações gratuitas são direcionadas a dirigentes municipais de educação e técnicos de carreira da secretaria, e deverá atender, ao longo do período de sua execução, cerca de 11 mil profissionais da educação. O curso teve início no último dia 14 de agosto, ofertando vagas para o aperfeiçoamento de gestores municipais de educação de todo o país.

Fonte: Undime / Fotos: Undime

Todas as notícias Todas as categorias