Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Notícias Undime > Undime na mídia > Alessio Lima acredita na força de interação do portal para o sucesso da BNC

Todas as notícias Categorias

30/07/2015 Undime

Alessio Lima acredita na força de interação do portal para o sucesso da BNC

Um dos maiores desafios da Base Nacional Comum Curricular (BNC) é provocar uma mudança na lógica que coloca as Matrizes de Referências, utilizadas nos mecanismos de avaliação para a educação, como os principais instrumentos que determinam as propostas curriculares das escolas.

Assim pensa o presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais (Undime), Alessio Lima, com quem nossa equipe conversou durante o Seminário Internacional Base Nacional Comum: o que podemos aprender com evidências nacionais e internacionais. O evento, que contou com a participação do ministro da Educação Renato Janine Ribeiro, aconteceu em Brasília, no dia 8 de julho.

BNC e as Matrizes de Referências

O presidente da Undime disse estar esperançoso numa inversão da lógica que supervaloriza as Matrizes de Referência. O que se espera, segundo ele, é que com a BNC, haja essa alteração e a nova dinâmica coloque as Matrizes subordinadas ao currículo estabelecido a partir das orientações da BNC.

Participação

Sobre a expectativa da participação da sociedade brasileira na construção da BNC, Alessio Lima lembrou que a Austrália usou a mesma bem sucedida estratégia de consulta popular, interação e sugestão, proposta por este nosso Portal, e, por isso, acredita no potencial do Portal como ferramenta que irá contribuir de forma relevante para o sucesso desse projeto.

Livros, professores e avaliações

O reflexo imediato da BNC poderá ser observado na formação de professores, no material didático e na própria avaliação da Educação Básica. Essas repercussões terão como consequência um salto qualitativo na Educação nacional, como ressaltou Alessio Lima.

“Quem é?”

Alessio Costa Lima é administrador de empresas, especialista em Gestão Escolar, mestre em Políticas Públicas e doutor em Educação. Atualmente é presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais (Undime) e dirigente municipal de Educação de Tabuleiro do Norte/CE. Quer saber mais? Acesse o Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0069245495420961

Autor: MEC

http://zip.net/bjrTrv


Parceria institucional