Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Destaque > Notícias Undime > 3ª Ação de Reconhecimento do Conviva: vencedores conhecem experiências na Argentina

Todas as notícias Categorias

26/04/2018 Undime

3ª Ação de Reconhecimento do Conviva: vencedores conhecem experiências na Argentina

(Foto: presidente da seccional Piauí, professora Maria Sidinei Lins Magalhães Araújo e a ministra da Educação de Santa Fé, na Argentina, Claudia Balagué)

Nesta quarta-feira (25), a presidente da seccional Piauí, professora Maria Sidinei Lins Magalhães Araújo, Dirigente Municipal de Educação de Bom Jesus (PI), participou representando o presidente da Undime, Alessio Costa Lima, da reunião com a equipe de educação de Santa Fé, na Argentina, que tratou sobre a política educacional do governo local. O encontro contou com a participação da ministra da Educação de Santa Fé, Claudia Balagué.

A viagem tem como foco a experiência educacional da cidade de Rosário e acontece de 23 a 27 de abril. Durante toda a semana, a Undime está representada pela presidente da seccional Piauí e por três dirigentes municipais de educação vencedores da 3ª Ação de Reconhecimento do Conviva Educação. Na ocasião, a professora Maria Sidinei elogiou a iniciativa do Conviva em proporcionar momentos como esse. "É muito interessante poder conhecer experiências diferentes, que nos fazem abrir o horizonte e pensar em novas formas de ver e fazer a educação", disse ela.

Em Santa Fé, o Ministério da Educação desenvolve uma política educativa baseada em três pilares: qualidade, inclusão e convivência, entendendo à educação como equalizadora no acesso, permanência e egresso da coesão social e impulsionadora do desenvolvimento humano e da vida em democracia. A província tem trabalhado com dois eixos: a inclusão no sistema educativo e a qualidade das aprendizagens dos estudantes.

A política é enquadrada no Plano Estratégico Provincial visão 2030, especificamente no eixo qualidade social e está composta por programas e planos que promovem a construção da igualdade de oportunidades para o acesso, a permanência, a aprendizagem e o egresso de crianças, jovens e adultos.

Os três municípios vencedores da 3ª Ação de Reconhecimento do Conviva Educação estão em Rosário, na Argentina, para conhecer experiências de sucesso na educação. A viagem faz parte da premiação cujo objetivo é valorizar as iniciativas que promoveram melhorias na gestão da educação pública municipal por meio do uso da plataforma. Para participar, os municípios tinham que inscrever um projeto ou uma prática de sucesso, desenvolvida com base no uso do Conviva.

Os vencedores, anunciados em dezembro de 2017, foram:

Categoria Município Referência no uso do Conviva - Autazes/ AM
Categoria Técnica - Lagoinha do Piauí/ PI
Categoria Popular - Petrolina/ PE

Os vencedores participam de uma programação intensa que envolve: visita a Cidade das Crianças - iniciativa na qual os conselhos infantis são escutados como forma de fazer com que as crianças tenham oportunidades para transformá-la em um cenário diferente; visita ao museu da cidade; visita ao Jardim das Crianças - um parque como um tributo à imaginação e criação que não separa corpo e mente, nem pensamento de ação; visita a Ilha das Invenções - um local de encontro para investigar, explorar e aprender a interseção entre ciência, artes e tecnologia por meio de projetos, mídia e formatos; visita a Escola General Las Herase; e uma visita a Fazenda das Crianças - um passeio pela cidade onde a pessoa se enche de verde, corre, salta, sobe, ouve com o corpo. A ideia é conhecer e trocar experiências sobre os espaços e as vivências.

Fonte/ Fotos: Undime


Parceria institucional