Você está aqui: Página Inicial > Notícia > FNDE orienta sobre atualização cadastral do Programa Dinheiro Direto na Escola

Todas as notícias Categorias

25/03/2021 Undime

FNDE orienta sobre atualização cadastral do Programa Dinheiro Direto na Escola

Apresentações do encontro, que contou com cerca de 18 mil acessos, foram baseadas em questionamentos enviados por gestores e técnicos educacionais

Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) promoveu nesta terça-feira, 23, webinar sobre o Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE). O encontro virtual teve como objetivo nortear dirigentes educacionais sobre a atualização cadastral no Sistema PDDEWEB, além de orientar e esclarecer dúvidas sobre a melhor maneira de utilização dos recursos do programa. 

As apresentações do evento, que contou com cerca de 18 mil acessos, foram baseadas em questionamentos enviados por gestores e técnicos de educação. Na abertura, o presidente do FNDE, Marcelo Ponte, destacou a importância do PDDE neste momento de pandemia. “Os recursos do programa podem ser utilizados para a compra de álcool em gel, sabonete líquido, toalhas de papel e outros produtos de higiene, latas de lixo com pedal, dentre outros. Nós estamos trabalhando cada vez mais para apoiar os estados, municípios e as escolas a fim de melhorar a qualidade do ensino no Brasil”, disse o presidente. 

O diretor de Ações Educacionais do FNDE, Garigham Amarante, ratificou a relevância do webinar. “Teremos apresentações de profissionais desta diretoria e do Ministério da Economia, que farão orientações detalhadas sobre como vocês poderão acessar os sistemas e atualizar o cadastro para que suas escolas possam receber os recursos do Programa Dinheiro Direto na Escola neste ano”.

Game PDDE – No encontro, prefeitos, secretários de educação, técnicos educacionais e comunidade escolar puderam conhecer uma novidade, o Game PDDE. Voltado para diretores, dirigentes de unidades executoras das escolas e alunos das redes públicas, o jogo é um simulador com vários cenários de uma unidade de ensino, desde sala de aula, biblioteca, cantina, entre outros. É preciso, então, que o jogador faça escolhas sobre como utilizar o recurso recebido pelo PDDE. O game é dividido em três fases: Atualização cadastral, Planejamento e Prestação de contas.

“O interessante é que o jogador pode escolher em jogar e ranquear junto com sua escola, disputando assim com diversas outras. O diferencial desse objeto de aprendizagem é poder aprender de forma interativa e divertida”, destaca o assessor técnico de Educação Corporativa do FNDE, Carlos Fortini. O jogo está disponível no Portal de Educação Corporativa do FNDE. Para conferir, clique aqui.   

Portal gov.br – Durante o encontro, os participantes também puderam conhecer mais sobre a plataforma gov.br, que permite o ingresso em vários sistemas do governo federal, como o PDDEWEB. O portal gov.br foi desenvolvido como porta de entrada única para facilitar o acesso do cidadão a serviços e informações do governo federal na internet, criando uma experiência padrão de navegação. Além disso, a centralização do desenvolvimento e manutenção de sites gera economia para os cofres públicos.

O vídeo completo do webinar do PDDE está disponível no canal do FNDE no Youtube.

Fonte: Ministério da Educação com informações do FNDE

https://www.gov.br/mec/pt-br/assuntos/noticias/fnde-orienta-sobre-atualizacao-cadastral-do-programa-dinheiro-direto-na-escola 


Parceria institucional