24/10/2018 Undime

Todas as notícias Categorias

Undime participa de reunião do Comitê Nacional do Programa de Apoio à Implementação da BNCC

O Dirigente Municipal de Educação de Alto Santo/ CE e presidente da Undime, Alessio Costa Lima foi uma das autoridades a compor a mesa de abertura da Reunião do Comitê Nacional de Implementação da Base Nacional Comum Curricular. Realizada na manhã desta quarta-feira (24), em Brasília, o presidente acompanhou as falas do Ministro da Educação, Rossieli Soares, da Secretária de Educação Básica do MEC, Kátia Smole, e do vice-presidente do Consed, Haroldo Corrêa.

O Encontro teve como pauta a apresentação de resultados do Programa de Apoio à Implementação da BNCC (ProBNCC) e a discussão do planejamento das ações do Programa para 2019. O Comitê Nacional foi instituído para acompanhar e apoiar o processo de implementação da BNCC e orientar os esforços dos órgãos públicos, nos níveis federal, estadual e municipal e tem a participação de representantes do MEC, Consed e Undime.

Na abertura, o Ministro Rossieli reiterou a importância da parceria entre Undime, Consed e MEC desde o processo de construção da Base até a fase atual, de implementação. Além disso, informou que o Ministério deixará programado os recursos para a próxima etapa de implementação da BNCC (Educação Infantil e Ensino Fundamental), que tratará da formação de professores. “Após a conclusão dos currículos dos estados e municípios, entra o processo de formação dos professores, para que eles possam aplicar esses currículos. O MEC vai dar apoio para que, em regime de colaboração, estados e municípios façam a formação de todos os seus professores durante o ano de 2019. ”

O presidente da Undime, Alessio Costa Lima, acredita que quanto maior a participação dos dirigentes, maior será a legitimidade dos referenciais curriculares e, consequentemente, tornará a implementação mais fácil. “Cabe ao Dirigente Municipal de Educação orquestrar a participação, de forma efetiva, de todos os professores do município”, explica. “A parceria entre Undime, Consed e MEC foi histórica e o trabalho desenvolvido na BNCC torna uma realidade concreta o regime de colaboração”.

A Undime também foi representada pelos professores Bartolomeu Moura Júnior, Dirigente Municipal de Educação de Palmeirópolis/ TO - presidente da Undime/ TO e presidente da Undime Região Norte; Vilmar Lugão de Britto, DME de Jerônimo Monteiro/ ES - presidente da Undime/ ES e presidente da Undime Região Sudeste; e pelas professoras Marli Regina Fernandes da Silva, DME de Apucarana/ PR - presidente da Undime/ PR e presidente da Undime Região Sul; e Maria Elza Silva, DME de Bonito/ PE - presidente da Undime/ PE e presidente da Undime Região Nordeste.


Fonte: Undime com informações do MEC / Fotos: Consed

Todas as notícias Todas as categorias