22/08/2018 Undime

Todas as notícias Categorias

7º FNEx contabiliza mais de 2 mil atendimentos a Secretarias Municipais de Educação

A sétima edição do Fórum Nacional Extraordinário dos Dirigentes Municipais de Educação (7º FNEx) contabilizou mais de 2.500 atendimentos prestados a dirigentes de todo o país. Além das conferências, mesas-redondas, oficinas temáticas, o Fórum permitiu que participantes visitassem salas montadas pelo Ministério da Educação (MEC) e suas autarquias, como Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Instalados na entrada do pavilhão do Centro de Convenções de Pernambuco, em Recife (PE), cidade que sediou o Fórum, nos estandes era possível acessar informações sobre políticas públicas e programas oferecidos pelo Governo Federal aos municípios. O atendimento, prestado de forma individualizada, permitia a identificação de pendências na prestação de contas e ainda formas de ingressar nos programas e projetos da área educacional.

Januário de Souza Neto, Dirigente Municipal de Educação (DME) de Rui Barbosa/ CE, aproveitou a oportunidade para resolver três pendências e elogiou o atendimento. “Vim porque precisava resolver questões relacionadas ao transporte escolar, obras na rede municipal e à merenda. Aqui, o contato é direto, diferente do atendimento por telefone ou Internet. Resolvi tudo em um instante”, elogiou.

Ele não foi o único a sair satisfeito. A Dirigente Municipal de Educação de Maceió, Ana Dayse Dórea, estava com problemas na condução da licitação de obras para seis creches devido a um bloqueio no sistema. “Foi tudo resolvido. Agora posso voltar para Alagoas tranquila”, disse.

Durante o evento, realizado entre os dias 14 e 17 de agosto, participantes do 7º FNEx também puderam visitar estandes de nove parceiros institucionais da Undime. Ação Educativa, Campanha Nacional pelo Direito à Educação, Fundação Itaú Social, Fundação Lemann, Fundação SM, Fundação Telefônica Vivo, Instituto Natura, UNICEF e Uncme prestaram assistência a interessados em iniciativas e ações voltadas à melhoria da educação.

Somando os dois tipos de formações realizadas pela plataforma Conviva Educação, foram capacitadas cerca de 400 DMEs presentes no evento. Maria Cantanhede, Dirigente Municipal de Matinha/ MA, esteve em todos os estandes e ainda aproveitou para participar de um dos cursos oferecidos no estande da plataforma. “O Conviva é sempre um destaque. Mesmo sendo uma ferramenta que a gente já conhece, é um diferencial. Os cursos, de apenas 30 minutos, contribuem bastante para nossa formação”, disse.

Além dos parceiros institucionais da Undime, o espaço contou ainda com 15 expositores, entre editoras, empresas de móveis e de tecnologia.

 

Atendimentos 7º FNEx

Ministério da Educação

750

Inep

58

Capes

100

FNDE

1.670

O Fórum

A sétima edição do evento debateu, entre os dias 14 e 17 de agosto, em Recife (PE), “O Direito à educação e a garantia ao acesso, à permanência e à aprendizagem”. Dividido entre mesas-redondas, conferências e oficinas, o Fórum estimulou também o debate em torno de assuntos como a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Financiamento da educação.

Ao final do 7º FNEx, a Undime aprovou uma Carta, elaborada em conjunto com os 1.500 participantes do 7º Fórum Nacional Extraordinário dos Dirigentes Municipais de Educação, representantes de quase mil municípios brasileiros.

Fonte: Undime / Fotos: Undime

Todas as notícias Todas as categorias