21/08/2018 Undime

Todas as notícias Categorias

Papel do educador e a gestão de recursos educacionais no centro do debate em Recife

Oficinas temáticas ministradas durante 7º Fórum Nacional Extraordinário dos Dirigentes Municipais de Educação (7º FNEx) oportunizaram, a dirigentes municipais de todo o país, novos conhecimentos ligados à gestão financeira, adequação jurídica e administrativa. Realizados no dia 16 de agosto, em Recife (PE), os encontros proporcionaram a troca de experiência e o maior contato entre palestrantes e gestores.

Especialista em Gerência de Marketing e Mestre em Planejamento e Políticas Públicas pela Universidade Estadual do Ceará (Uece) e ex-Presidente da Undime/ CE, José Arnaud trouxe novidades sobre Administração e a Gestão dos Recursos Financeiros. Citando a aprovação da emenda nº 95/2016, que congelou os investimentos sociais no Brasil pelos próximos 20 anos, ele afirmou que a medida trouxe um desafio ainda maior para os gestores em educação de todo o país, levando-a a criar uma gestão ainda mais eficiente de recursos.

"Temos que aprender administrar aquilo que se tem. Além disso, temos que cobrar do Governo, que gasta com outras coisas, mas não prioriza a educação", pontuou.

 

Práticas Pedagógicas

A Estrutura da Secretaria e Práticas Pedagógicas foi tema da oficina ministrada pela especialista em Educação Infantil, consultora e assessora pedagógica, Regina Shudo. Durante o encontro, ela falou sobre papel do professor e dos dirigentes municipais no desenvolvimento do país. "Se nós realmente não melhorarmos a educação, não teremos como diminuir os índices de violência, de mortalidade na infância, na adolescência, do uso de drogas. Então, o Brasil precisa parar e pensar o tipo de educação que transforma, de fato, a vida dos seres humanos", disse.

 

Gestão de Recursos

Outro especialista a dividir experiência com os gestores em educação foi o consultor em Educação e Gestão, Renato Casagrande. Doutorando em Educação pela Universidade de Aveiro (Portugal), ele falou sobre a liderança e a gestão de recursos humanos. "Gestão é um conjunto de metodologias e a liderança é a atitude para colocar essa metodologia em prática. Estamos aqui hoje trabalhando no sentido de mobilizar os diretores escolares, os coordenadores pedagógicos, os professores para que a gente consiga avançar na educação", destacou.

 

Marcos Legais

A rodada de oficinas do 7º FNEx teve contou com a experiência trazida por Silvio Graboski, professor, pós-graduado em Direito Educacional e ex-Secretário Municipal de Educação e Assistente Técnico do Centro de Estudos e Pesquisas da Administração Municipal (Cepam), responsável pela condução da oficina “Introdução ao Sistema municipal de ensino e os principais marcos legais". A mensagem de sua palestra é que tudo o que foi vivenciado durante o Fórum deve servir de incentivo para os dirigentes voltarem renovados e redobrarem as forças para o trabalho tão importante quanto é a educação", finalizou.

 

O Fórum
A sétima edição do evento debateu, entre os dias 14 e 17 de agosto, em Recife (PE), “O Direito à educação e a garantia ao acesso, à permanência e à aprendizagem”. Dividido entre mesas-redondas, conferências e oficinas, o Fórum ainda estimulou o debate em torno de assuntos como a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Financiamento da educação.

Ao final do 7º FNEx, a Undime aprovou uma Carta, elaborada em conjunto com os 1.500 participantes do 7º Fórum Nacional Extraordinário dos Dirigentes Municipais de Educação, representantes de quase mil municípios brasileiros.

Todas as notícias Todas as categorias