21/08/2018 Undime

Todas as notícias Categorias

UNICEF lança plataforma de combate à distorção idade-série no Brasil

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) no Brasil, lançou, na última sexta-feira (17), a plataforma Trajetórias do Sucesso Escolar, ferramenta digital que pretende auxiliar municípios brasileiros a reverter os índices de distorção idade-série em escolas da rede pública do país. Lançado durante o 7º Fórum Nacional Extraordinário dos Dirigentes Municipais de Educação (7º FNEx), em Recife (PE), a iniciativa foi apresentada pelo Chefe da Área de Educação da UNICEF no Brasil, Ítalo Dutra.

Fundamentada no Regime de Colaboração entre Estados e Municípios, a proposta do Trajetórias é constituir uma grande rede de superação do fracasso escolar e enfrentamento da distorção idade-série em uma plataforma digital que disponibiliza um mapa com dados de escolaridade dos ensinos médio e fundamental. Buscando o fortalecimento da política no território nacional, a ferramenta pretende identificar boas práticas na área e fomentar ações a partir do planejamento, diagnóstico do acompanhamento e avaliação de alunos, em parceria com a sociedade civil, e o desenvolvimento de medidas de sensibilização de estudantes e professores.

Citando dados do Censo Escolar 2017, Ítalo Dutra recordou que apenas nas redes públicas municipais e estaduais, o Brasil somou mais de 1,7 milhão de estudantes com dois anos ou mais anos de atraso escola nos anos iniciais e quase 3 milhões de alunos nos anos finais do ensino fundamental e mais de 2 milhões de alunos este tipo de atraso no ensino médio, resultando em 14% e 29% de taxas de distorção idade-série em cada uma das etapas, respectivamente.

“Muitos são os fatores que levam crianças a não terem sucesso no ambiente escolar. Precisamos pensar em políticas que tragam estas crianças de volta para escola e estas tenham sucesso”, afirmou.  “Estamos construindo uma estratégia que combata o insucesso e de fracasso escolar, a partir de um conjunto de recomendações, estruturadas a partir da ótica de que não é possível enfrentar o fracasso escolar sem que o território inteiro esteja envolvido”, defendeu.

Estruturada em âmbito mundial, Dutra lembrou que a iniciativa Trajetórias do Sucesso Escolar vem fortalecer ações já em execução no país, a exemplo do Busca Ativa Escolar, plataforma gratuita que ajuda, atualmente, mais de 2 mil municípios brasileiros a combater a exclusão escolar.

A Palestra contou com a coordenação do DME de Jerônimo Monteiro (ES) e Presidente da Undime Espírito Santo, Vilmar Lugão.

Para saber mais sobre o funcionamento e como aderir, basta acessar o site http://trajetoriaescolar.org.br/

O Fórum

A sétima edição do evento debateu, entre os dias 14 e 17 de agosto, em Recife (PE), “O Direito à educação e a garantia ao acesso, à permanência e à aprendizagem”. Dividido entre mesas-redondas, conferências e oficinas, o Fórum ainda estimulou o debate em torno de assuntos como a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Financiamento da educação.

Ao final do 7º FNEx, a Undime aprovou uma Carta, elaborada em conjunto com os 1.500 participantes do 7º Fórum Nacional Extraordinário dos Dirigentes Municipais de Educação, representantes de quase mil municípios brasileiros

Todas as notícias Todas as categorias