19/10/2018 Undime

Todas as notícias Categorias

Devolutivas pedagógicas do PMAlfa já estão disponíveis na plataforma

Já estão disponíveis no sistema de monitoramento e orientação pedagógica do Programa Mais Alfabetização (PMAlfa) as devolutivas pedagógicas da avaliação de percurso (ou intermediária). As avaliações são consideradas uma importante ferramenta de análise de resultados e planejamento de intervenções pedagógicas, especialmente para alunos com maiores dificuldades em leitura, escrita e matemática.

Para apoiar profissionais na análise dos resultados, o Ministério da Educação (MEC), responsável pela execução do Programa, informou que também está disponibilizando, na mesma plataforma, o curso de apoio ao desenvolvimento profissional a todos os perfis inscritos. Subdividividos em módulos, eles abordarão quatro temas-chaves: avaliações formativas do PMAlfa e BNCC; a apropriação dos resultados das avaliações para a construção do diagnóstico da alfabetização; a definição de metas e planejamento para o processo de alfabetização; e o uso de sequências didáticas como caminho para efetivação do planejamento.

A partir do próximo dia 19 de novembro, ainda devem ser lançadas as devolutivas pedagógicas da avaliação escrita. Pelo cronograma, entre os dias 29 de outubro e 26 de novembro também devem ser publicadas as avaliações de saída, com a aplicação e lançamento dos resultados.

Em caso de dúvidas sobre as avaliações de percurso e escrita, as redes poderão assistir à webconferência disponível no link http://bit.ly/avaliacaopercurso, entrar em contato pelo e-mail suportepmalfa@caed.ufjf ou pelo telefone 0800 7273 142. Em Ofício enviado na sexta-feira (19), o Ministério da Educação, responsável pela implantação do Programa, afirma ainda que estão sendo tomadas as providências para sanar as instabilidades reportadas por usuários, a fim de que as avaliações de saída sejam realizadas de forma tranquila pela rede e escolas participantes.

O PMAlfa
Criado por meio da Portaria MEC n º 142, de 22 de fevereiro de 2018, o PMAlfa é uma estratégia do Ministério da Educação que visa fortalecer e apoiar as unidades escolares no processo de alfabetização dos estudantes regularmente matriculados no 1º ano e no 2º ano do ensino fundamental, cumprindo critérios estabelecidos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Para promover o fortalecimento da gestão das secretarias de educação e das unidades escolares e do monitoramento processual da aprendizagem, o Programa vai realizar avaliações de leitura, escrita e matemática e, agora, também a avaliação da fluência em leitura.

Fonte: Undime com informações do MEC

Todas as notícias Todas as categorias