19/10/2018 Undime

Todas as notícias Categorias

Programa aborda desafios do professor e projetos inovadores

Projetos inovadores e os desafios da carreira docente são os destaques do Rede Escola desta sexta-feira (19), às 19h, na TV Escola. O programa vai mostrar o trabalho realizado pela professora Rita de Cássia Garcia, da Escola Estadual Professor Antônio Maria Filho, no bairro do Leblon, no Rio de Janeiro, que criou um projeto que leva os estudantes para conhecer uma universidade por dentro e ajudar na escolha sobre que curso estudar no futuro.

Educadora do Colégio Estadual Ciep 408, em São Gonçalo (RJ), a professora Aline Campos inovou e conquistou os alunos do sétimo ano do ensino fundamental. E tudo começou com uma visita ao sacolão próximo à escola. Com o projeto Frutas brasileiras: suas geografias e sabores, Aline conseguiu unir o estudo da geografia, das ciências biológicas e um pouquinho de economia.

No quadro Fala, Professor, professores relembram seus mestres inesquecíveis. Já no quadro Fala, Estudante é a vez dos alunos contarem quem são os educadores que fizeram e ainda fazem diferença na vida deles.

Rede Escola vai tratar também de mediação de conflitos. De acordo com dados da Prova Brasil 2015, 51% dos nossos educadores relataram que já sofreram agressão verbal ou física. E uma forma de reduzir a violência dentro do universo escolar é o exercício da mediação de conflitos. Nossa equipe acompanhou um projeto de capacitação de professores em mediação escolar promovido por um núcleo de solução de conflitos do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro e mostra a importância dessa capacitação para os educadores.

Outro desafio permanente da carreira de professor é a da formação continuada. Os números da pesquisa Prova Brasil 2015 revelam os desejos dos educadores quanto à especialização e formação continuada: 35% deles disseram sentir nível moderado de necessidade de aperfeiçoamento profissional e 11% sentem alto nível de necessidade. Em Brasília, o repórter Rodrigo Gantois conversou com o professor Cléber Cardoso Xavier, do ensino fundamental, que tem várias formações: artes visuais, música, dança, teatro e informática.

No Rio de Janeiro, a equipe visitou uma Escola Estadual que inclui crianças e adolescentes com deficiência no ensino regular e mostra como a presença de uma mediadora pedagógica é fundamental para que a inclusão seja bem-sucedida.

Rede Escola tem apresentação de Eliane Benício e Ernesto Xavier. É exibido às sextas, às 19h, com reapresentações aos sábados, às 16h, aos domingos, às 12h e nas segundas, às 12h30.

Fonte: MEC

https://bit.ly/2PMgJWt

 

Todas as notícias Todas as categorias