Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Notícias Undime > Destaque > Mobiliza Conviva: encontro debate planejamento de ações para 2018

Todas as notícias Categorias

19/03/2018 Undime

Mobiliza Conviva: encontro debate planejamento de ações para 2018

O Conviva Educação, plataforma gratuita voltada aos dirigentes municipais de educação e às equipes técnicas das secretarias que tem por objetivo apoiar o processo de gestão e planejamento da Educação, realizou na última semana o encontro Mobiliza Conviva - 1º semestre de 2018.

O evento aconteceu na capital mineira, Belo Horizonte (MG), de 13 a 16 de março, e contou com a participação dos 21 articuladores da plataforma, integrantes das 26 seccionais da Undime, presidentes estaduais e membros da diretoria executiva nacional da Undime.

Os dois primeiros dias foram destinados a atividades específicas, voltadas aos articuladores da plataforma nos estados. Na pauta estavam assuntos como: a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e regime de colaboração; importação dos dados do Educacenso para o Conviva; gestão orçamentária e financeira e a busca pela eficácia e efetividade do gasto público da educação; e gestão pedagógica sob o aspecto da garantia do direito de aprendizagem.

O Mobiliza Conviva é um projeto da plataforma que conta com o trabalho dos articulares nos estados para disseminar as informações sobre o Conviva, realizar formações e prestar apoio aos usuários. Na quinta-feira (15), esses articuladores e representantes das seccionais da Undime falaram sobre os processos e expectativas do projeto para 2018 e houve também uma apresentação das novas ferramentas de trabalho para o grupo.

Entre as ferramentas apresentadas estava a que os municípios cadastrados podem importar os dados do Censo Escolar para a plataforma. Com essa ação, as informações referentes às Escolas, Turmas, Profissionais e Estudantes serão importadas para as ferramentas do Conviva, e o município terá os dados da rede de forma padronizada, completa e de acordo com os critérios do Educacenso. A partir da nova funcionalidade, a secretaria pode planejar as políticas públicas utilizando os dados oficiais do Censo de 2017. Além disso, ao atualizar os dados ao longo do ano, o município terá mais facilidade de preencher o próximo Censo Escolar.

Ainda na quinta (15), à tarde, a Undime realizou a terceira reunião do colegiado ampliado para debater assuntos internos da instituição e da conjuntura educacional. Na sexta (16), o encontro contou com a participação de todos - articuladores, representantes das 26 seccionais da Undime, presidentes estaduais e membros da diretoria executiva nacional da Undime. Na ocasião, foi apresentado e validado o planejamento do Mobiliza Conviva para o ano de 2018 em cada seccional. Além disso, houve o lançamento, pelo Ministério da Educação, do Programa Gestão para a Educação Municipal (GEM).

5 anos de Conviva Educação

Em comemoração aos cinco anos da plataforma, a equipe do Conviva preparou uma surpresa para as seccionais da Undime. Cada uma delas recebeu uma placa que ressalta a importância do trabalho da seccional no âmbito do Conviva.

Clique aqui e confira as fotos do encontro.

Fonte/ Fotos: Undime


Parceria institucional