Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Notícias Undime > 16º Fórum Nacional > 16° Fórum mistura educação a cultura e reconhecimento

Todas as notícias Categorias

08/08/2017 Undime

16° Fórum mistura educação a cultura e reconhecimento

(Karla Karenina)


Cerimônia de abertura colocou luz sob a cultura local e destacou dirigentes da Undime

O Ceará é um dos grandes celeiros de artistas brasileiros e no 16° Fórum Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação isso não poderia ser deixado de lado, afinal, educação e cultura fazem uma excelente dupla. Comandada pela atriz Karla Karenina, a delegação do estado deu as boas vindas aos demais participantes do evento e anunciou a apresentação do espetáculo Religare, do grupo de dança Edisca. Uma apresentação delicada e que emocionou os presentes, levando-os a aplaudir de pé os bailarinos.

As delegações dos 26 estados, também fizeram bonito ao serem chamadas. O clima de animação tomou conta do auditório do Centro de Eventos do Ceará por meio de muitas bandeiras sendo balançadas, apitos, buzinas, balões, salvas e chuvas de papel laminado. Uma festa que antecedeu as homenagens aos ex-presidentes nacionais da União Nacional dos Dirigentes Municipais (Undime), os quais receberam a comenda de 30 anos da instituição em alusão aos trabalhos prestados na área educacional, e aos 26 ex-presidentes estaduais do biênio 2015/2017, que receberam certificado de reconhecimento pelo relevante trabalho social eu fizeram no campo educacional. Também foram entregues diplomas aos 26 atuais dirigentes locais.

A Secretária executiva do Ministério da Educação (MEC), Maria Helena Guimarães de Castro, evidenciou a importância dos estados e dos municípios como parceiros do MEC nas etapas de implementação e desenvolvimento de ações voltadas à Educação Básica. Destacou ainda que no seu entendimento a cooperação federativa é um dos assuntos primordiais: “Entendo que é um tema crucial para organizarmos e levarmos à frente”. Maria Helena reconheceu que muitas das metas do Plano Nacional de Educação (PNE) que deveriam ter sido finalizadas em 2016 ainda estão em curso, mas destacou o fato de que quase todos os municípios já possuem seus planos municipais de educação. “Essa foi uma das metas que realmente avançou”, disse.

Já a governadora em exercício do Ceará, Izolda Cela, reforçou que o papel dos dirigentes municipais de educação e de todos os que atuam na área é o de melhorar as condições de ensino. “A escola pode ter uma força que supera e que pode fazer frente a condenação que estaria prevista para algumas crianças em função de suas condições (sociais e econômicas)”, declarou e emendou: “Engana-se quem pensa que a educação pública interessa apenas para quem tem os filhos lá. O sucesso da escola pública é um dos pilares de um país muito melhor e com todas as transformações que desejamos”.

Compuseram a mesa o presidente da Undime e dirigente municipal de Alto Santo (CE) Alessio Costa Lima; a secretária executiva do Ministério da Educação, Maria Helena Guimarães de Castro; a governadora em exercício do Ceará, Izolda Cela; o secretario de Estado de Educação do Ceará e presidente do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), Ildivan Alencar; e a prefeita de Alto Santo e representante da Associação de Municípios do Ceará (Aprece), Iris Gadelha.

Confira mais fotos:

(Composição da mesa de abertura)

(Orquestra filarmônia Estrela da Serra)

(Orquestra filarmônia Estrela da Serra)

(Companhia de dança Edisca)

(Delegação da Undime Ceará)

(Humorista e comediante Zé Modesto)

 


Parceria institucional