Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Pesquisa sobre situação do aluno termina quarta (7)

Todas as notícias Categorias

06/04/2021 Undime

Pesquisa sobre situação do aluno termina quarta (7)

Levantamento também conta com formulário sobre os impactos da pandemia de covid-19 na educação. Resultados serão publicados em junho deste ano

As escolas de educação básica têm até as 23h59 (horário de Brasília) da próxima quarta-feira, 7 de abril, para enviar as informações referentes à segunda etapa do Censo Escolar 2020. Até segunda-feira, 5, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) recebeu dados de 85,91% de matrículas que já tiveram a informação de rendimento e movimento declaradas ao Sistema Educacenso. Essa etapa da pesquisa estatística apura informações sobre a chamada Situação do Aluno, para verificar o movimento e rendimento dos estudantes, ao término do ano escolar. A partir desses dados, é possível mensurar quantos foram aprovados, reprovados, abandonaram a escola ou faleceram ao fim do ano letivo.

Para a coleta da Situação do Aluno 2020, o Inep desenvolveu um formulário específico, com o objetivo de apurar informações sobre as estratégias adotadas pelas escolas para lidar com os desafios relacionados aos impactos da pandemia de coronavírus no sistema educacional brasileiro. Nesse sentido, o resultado da pesquisa também será importante para elaborar estratégias e políticas alinhadas às consequências da crise sanitária no ensino e na aprendizagem.

No ano de 2020, o Censo registrou 47,3 milhões de matrículas, nas 179.533 escolas de educação básica mapeadas. Dessas instituições, 100.338 (55,89%) responderam à pesquisa “Resposta educacional à pandemia de covid-19 no Brasil” até segunda-feira. O prazo para preenchimento do formulário também vai até esta quarta. O procedimento deve ser feito por meio do Sistema Educacenso. 

Data de referência – Nesta edição do Censo Escolar, o Inep alterou a data de referência da pesquisa, de maio para março, em virtude da pandemia e da interrupção das atividades presenciais na maior parte das escolas. Com isso, vale destacar que os resultados da primeira etapa retratam a situação das escolas em um contexto anterior à crise sanitária, não refletindo, ainda, o impacto do coronavírus na educação. Nesta segunda etapa, em andamento, o instituto apura, entre outras questões, dados que possuem relação com as consequências da pandemia. Os resultados da segunda etapa serão publicados em junho. Já a primeira parte do censo foi divulgada pelo Inep em janeiro.

Censo Escolar – Principal pesquisa estatística da educação básica, o censo é coordenado pelo Inep e realizado, em regime de colaboração, entre as secretarias estaduais e municipais de Educação, com a participação de todas as escolas públicas e privadas do país. O levantamento abrange as diferentes etapas e modalidades da educação básica: ensino regular, educação especial, educação de jovens e adultos (EJA) e educação profissional. A pesquisa coleta dados com base nos documentos administrativos das escolas e redes de ensino, por meio do Sistema Educacenso.

 

Acesse o formulário “Resposta Educacional à pandemia de Covid-19 no Brasil” 

Acesse o Manual de Preenchimento do Formulário

Acesse a Cartilha do Módulo Situação do Aluno 2020 

Saiba mais sobre a coleta da Situação do Aluno 2020 

Assista à live sobre como declarar os dados da 2ª etapa 

Saiba mais sobre o Censo Escolar

 

Fonte: Ministério da Educação

https://www.gov.br/mec/pt-br/assuntos/noticias/pesquisa-sobre-situacao-do-aluno-termina-quarta-7 

 


Parceria institucional