02/10/2014 Undime
A pesquisa apontou também que 88% dos docentes fazem adaptações nos conteúdos
[caption id="attachment_18998" align="aligncenter" width="460"] Apenas 21% dos entrevistados, disseram que publicam seus materiais na web (Foto: GettyImages)[/caption]Pesquisa realizada pela Ong Ação Educativa com o apoio da Wikimedia Foundation sobre recursos educacionais abertos ? ou seja, dispostos gratuitamente na internet ? no Brasil ? menciona que 96% dos professores de educação básica utilizam esses conteúdos para elaborar aulas e ajudar nos estudos.
Os dados têm base em um estudo da TIC Educação, realizado em 2013 pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br). A pesquisa apontou também que 88% dos docentes fazem adaptações nos conteúdos abertos disponíveis. Porém, apenas 21% dos entrevistados, disseram que publicam seus materiais na web.
Os resultados do estudo ?Recursos educacionais abertos no Brasil: o campo, os recursos e sua apropriação em sala de aula? realizado pela Ação Educativa e pela Wikimedia Foundation complementam essas informações, e foram apresentados na última terça-feira (30 de setembro), em São Paulo.
Para esse estudo, foram realizados levantamentos entre março e agosto de 2014. O objetivo foi identificar os principais atores do campo dos REA (Recursos Educacionais Abertos) no Brasil.
Também foram computadas quais são as oportunidades e obstáculos para o uso e a apropriação dos REA em língua portuguesa pelas comunidades Wikimedia e educacional do País.
Autor: R7
http://noticias.r7.com/educacao/mais-de-90-professores-utilizam-conteudos-da-internet-para-dar-aulas-diz-pesquisa-01102014A pesquisa apontou também que 88% dos docentes fazem adaptações nos conteúdos [caption id="attachment_18998" align="aligncenter" width="460"] Apenas 21% dos entrevistados, disseram que publicam seus materiais na web (Foto: GettyImages)[/caption] Pesquisa realizada pela Ong Ação Educativa com o apoio da Wikimedia Foundation sobre recursos educacionais abertos ? ou seja, dispostos gratuitamente na internet ? no Brasil ? menciona que 96% dos professores de educação básica utilizam esses conteúdos para elaborar aulas e ajudar nos estudos. Os dados têm base em um estudo da TIC Educação, realizado em 2013 pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br). A pesquisa apontou também que 88% dos docentes fazem adaptações nos conteúdos abertos disponíveis. Porém, apenas 21% dos entrevistados, disseram que publicam seus materiais na web. Os resultados do estudo ?Recursos educacionais abertos no Brasil: o campo, os recursos e sua apropriação em sala de aula? realizado pela Ação Educativa e pela Wikimedia Foundation complementam essas informações, e foram apresentados na última terça-feira (30 de setembro), em São Paulo. Para esse estudo, foram realizados levantamentos entre março e agosto de 2014. O objetivo foi identificar os principais atores do campo dos REA (Recursos Educacionais Abertos) no Brasil. Também foram computadas quais são as oportunidades e obstáculos para o uso e a apropriação dos REA em língua portuguesa pelas comunidades Wikimedia e educacional do País. Autor: R7 http://noticias.r7.com/educacao/mais-de-90-professores-utilizam-conteudos-da-internet-para-dar-aulas-diz-pesquisa-01102014